A abertura oficial da 7ª edição do Salão do Livro foi realizada na manhã desta sexta-feira (14/10) no IBC Centro de Eventos, na Rua Hugo Lacorte Vitalle, nº 46. O lançamento da edição de 2016 foi realizado pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ em conjunto com o vice-prefeito Marcos Vinha, com a presença dos organizadores, secretários municipais e demais autoridades presentes. O maior evento literário do Oeste Paulista ocorrerá de hoje até o dia 23 de outubro de 2016. A entrada é gratuita.
Na abertura, o prefeito ressaltou que o Salão do Livro é um grande evento que já faz parte do calendário da cidade. “Esperamos receber mais de 100 mil visitantes”. Segundo ele, “apesar de todas as dificuldades que passam os municípios, nós fizemos questão de preservar o Salão do Livro, até porque é um incentivo às crianças e também aos adultos a praticarem à leitura e o conhecimento”.
De acordo com o prefeito, o Salão do Livro, “é um evento cultural que representa um importante investimento na educação, para que possamos colher frutos no futuro, além de dar oportunidade aos jovens, que amam a arte a cultura”. Segundo ele, é um evento que beneficia não apenas Prudente, mas como toda região e que deve se transformar num evento nacional.
O secretário de Cultura, Fábio Nogueira, parabenizou o prefeito Tupã pela criação do Salão do Livro no seu Governo, bem como sua sensibilidade em mantê-lo nestes sete anos. O secretário destacou as inovações feitas neste ano, “com corredores mais largos e estandes maiores, sem barreiras visuais, para receber melhor às crianças”. O secretário enalteceu o trabalho da bibliotecária Sueli Pereira de Castro, que esteve à frente da organização do evento.
Na ocasião, o organizador Cláudio Spoladore, parabenizou a administração do Tupã pela gestão à frente do município. Segundo ele, este ano houve uma nova formatação do evento, de tirar as barreiras e trazer a maior diversidade de todas as edições. “São 100 mil livros, mais de 10 mil títulos e quase 500 editoras representadas no evento”, comemorou.
A abertura foi marcada com a apresentação da Banda Marcial do Programa Cidadescola, além de intervenções culturais. Estiveram presentes secretários municipais, vereadores e demais autoridades. O vereador Valmir da Silva Pinto falou em nome da Câmara Municipal de Prudente e destacou que “Prudente se sobressai com um evento grandioso, como o Salão do Livro, que permite que milhares de crianças possam ter acesso aos livros, à cultura, à música, ao teatro e às artes em geral”.
Com foco no incentivo à leitura, o evento conta com a participação de 37 estandes de livros e ampla programação com vários espaços: Biblioteca Móvel, Praça de Leitura, intervenções artísticas, exposições, teatro, sarau, palestras, lançamentos, bate-papo com autores, atividades infantis, workshops, sessões de autógrafos, praças de leituras, entre outros.
O Salão do Livro é uma realização do Governo Municipal através da Secretaria de Cultura (Secult) com organização da Spoladore Eventos, em parceria com o Instituto Nacional para a Literatura e Cultura (INLC) e apoio de O Imparcial e Caixa Econômica Federal.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação