A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulga, nesta segunda-feira (04/08), 11 novos casos de dengue em Presidente Prudente. Somado aos demais já confirmados, agora o município contabiliza 177 registros. Segundo informa o órgão, 17 exames aguardam resultado no Instituto Adolpho Lutz (IAL) e há outras 1.104 notificações.

Do montante divulgado hoje, dois casos foram divulgados na Vila Verinha e os demais no Belo Horizonte, Bosque, Centro, Residencial Universitário, Itaipu e nas vilas Brasil, Marcondes, Marina e Pinheiro.

Muito embora a situação seja totalmente diferente da vivida em Prudente em 2013, quando neste mesmo período a cidade contabilizava 3.612 casos, a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, diz que o clima quente voltou a predominar no município, o que deixa a situação mais propícia para proliferação do mosquito da dengue. Ela lembra que para que o mosquito se prolifere mais rápido, a temperatura ideal é acima de 22ºC.

Ela diz também que o Aedes Aegypti, vetor da dengue, pode ser uma ameaça para todos. “Qualquer munícipe pode proteger a si mesmo e sua família. Basta apenas tomar medidas simples na eliminação dos criadouros da dengue, como evitar recipientes que acumulem água expostos ao tempo, tapar a caixa d’água, entre outras”, conclui.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação