A Prefeitura de Presidente Prudente através da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) intensificou o mutirão da dengue nos bairros de Presidente Prudente são aproximadamente 80 agentes de combate a endemias que realizam visitas, bloqueios em casas, escolas, hospitais, dentre outros locais, que possam estar com focos do mosquito da dengue. Conforme o Diretor do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Jairo Benvenuto, a maior dificuldade na realização do mutirão é o acesso às residências.

“Estamos tendo muitas dificuldades para entrar nas casas para poder eliminar os focos do mosquito da dengue, pois, os moradores estão impedindo o acesso dos agentes de endemias em suas residências”, revela o Diretor. Segundo ele, os agentes se apresentam devidamente uniformizados e com crachá da VEM e apenas precisam de autorização para verificar os quintais. Para realizar o Mutirão da Dengue, as equipes também contam com o apoio de dois caminhões para retirada de entulhos das casas que possam acumular água e contribuir com a proliferação do mosquito da dengue.

O Diretor do Departamento de Saúde Coletiva da SMS lembra que desde o início da semana os agentes de endemias foram autorizados a autuar as casas com focos de dengue através dos Decretos Municipais 7.307/2010 e 7.780/2012. A multa aplicada para a residência com foco da dengue é de 100 Unidades Fiscais do Município (UFM). Já em relação aos terrenos e estabelecimentos comerciais com foco de dengue a multa é de 200 UFMs. Atualmente o valor da UFM é de 2,6547.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação