A educação municipal em Presidente Prudente alcançou nesta terça-feira (12/11) duas conquistas importantes viabilizadas pelo Governo Municipal, que devem refletir positivamente no processo de educação integral das crianças atendidas pela Rede Municipal de Educação. Com a inauguração do “1° Centro de Educação Integral Cidadescola de Presidente Prudente”, do Programa Cidadescola, na antiga Escola José Carlos Pimenta, no Jardim Paulista, e a assinatura do Decreto pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, para a criação da ‘Escola de Pais’ em Prudente, que funcionará inicialmente em quatro núcleos, além do núcleo Pimenta em outras três escolas municipais.
Para a instalação do 1° Centro de Educação Integral, o núcleo Pimenta recebeu reforma geral e adaptação com investimentos de R$ 821.812,57 provenientes de recursos próprios. Conforme a secretária municipal de Educação (Seduc), Ondina Barbosa Gerbasi, a Escola José Carlos Pimenta foi desativada dezembro de 2010, para funcionar como núcleo das oficinas do programa Cidadescola, sendo oficialmente inaugurada como Centro de Educação Integral, após a reforma do local. Segundo ela, o espaço recebe diariamente mais de 500 alunos, que participam de oficinas no local. A secretária adianta que o local centralizará as ações do programa e funcionará como centro administrativo do Cidadescola
A inauguração do Centro de Educação Integral, bem como a formalização das Escolas de Pais foi realizada na manhã desta terça-feira (12/11) pelo prefeito Tupã, com a presença dos secretários municipais que integram a comissão intersetorial do Programa Cidadescola, representados pelo secretário do Meio Ambiente (Semea), Wilson Portella. A inauguração contou com a participação da secretária municipal de Educação Ondina Barbosa Gerbasi, da diretora do Cidaescola, Isabel Cristina Riquetti, além de funcionários, alunos, e a 16ª Legislatura representada pelo vereador José Carlos Roberto ‘Café’. A cerimônia foi marcada com a palavra das autoridades, exibição de fotos e vídeos, homenagens, apresentações das oficinas musicais e dos novos espaços que foram reformados.
Na ocasião, foram prestadas homenagens ao patrono da Escola, Sr. José Carlos Pimenta, através dos irmãos presente no ato, Neuza e Dante Pimenta e relembrada a história do educador que trabalhou no primeiro grupo escolar do município e dedicou sua vida ao ensino, e que recebeu merecida homenagem póstuma emprestando seu nome a escola. Durante a inauguração do 1° Centro de Educação Integral também foi apresentado por Jair Tavares, o novo projeto de reformulação do site do Cidadescola, que consiste num canal permanente de informações do programa e integração entre escola-família-comunidade.
Durante a inauguração, o prefeito Tupã lembrou os desafios no período de implantação do Programa Cidadescola em meados de 2010 até conquistar a adesão dos pais, por ser um projeto novo e que conquistou espaço ao envolver toda comunidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças. O programa atende atualmente 3.200 alunos de 26 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e conta com dezenas de parceiros, igreja, entidades, clubes de serviços, entre outros, que disponibilizaram os espaços de convivência para sediar as oficinas educativas, do programa Cidadescola, que por sua vez conta com apoio de todas as secretarias municipais da Prefeitura de Prudente.
Na inauguração foram realizadas apresentações musicais da oficina de canto-coral, dos alunos da Escola Pioneiro Ettore Marangoni, do Distrito de Montalvão. Em seguida, foi a vez dos alunos da Escola Antonio Moreira Lima, do Ana Jacinta, que participam da oficina de violão. Por fim, foi realizada a apresentação dos alunos que participam voluntariamente das oficinas musicais realizadas aos sábados sob a coordenação do professor Paulo César Cardoso.
De acordo com a diretora do Cidadescola, Isabel Cristina Riquetti, no 1° Centro de Educação Integral Cidadescola serão ofertadas as seguintes oficinas: canto coral, banda, flauta, percussão, violão, violino, acompanhamento pedagógico e Inglês. Segundo ela, o local recebe por semana mais de 2.500 alunos para participar das oficinas.
Reforma:
Na reforma da antiga escola e implantação do 1° Centro de Educação Integral foram investidos R$ 821.812,57, a empreitada foi executada pela Construtora Provence. Foram feitas as seguintes melhorias: pintura completa do prédio incluindo portas e esquadrias; recuperação e pintura dos pisos internos em epóxi e das caladas externas; readequação dos sanitários dos alunos com troca de piso e acessibilidade; instalação de piso cerâmico; substituição de telhas; cobertura em policarbonato; adequação do sistema de drenagem com execução de canaletas e grelhas; rampa na lateral da unidade para acesso ao pavimento inferior com colocação de corrimões; subdivisão de duas salas.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação