O membro do Comitê Gestor do Programa ‘Crack É Possível Vencer, Renato Gouvea de Jesus, participou ontem (23/07), na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, de uma reunião com representantes dos primeiros municípios paulistas que aderiram a iniciativa. O encontro contou também com gestores de Araraquara, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo e Sorocaba.
Na oportunidade, o capitão Marcio Mattos, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), apresentou a metodologia do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária e ressaltou a importância do eixo autoridade dentro do Programa “Crack é Possível Vencer”.
Ele salientou também que os eixos estruturantes da iniciativa, sendo a prevenção, o cuidado e autoridade, devem atuar de maneira integrada, incluindo ações de promoção da saúde e de conscientização sobre os riscos do uso de crack, álcool e outras drogas, além da disponibilização de serviços de atendimento e enfrentamento ao tráfico.
Os eixos, cuidado e prevenção, estão diretamente ligados às áreas da saúde e assistência social do município. Na sequência o coronel da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Glauco Silva de Carvalho, abordou o cronograma de capacitação conjunta, envolvendo a Senasp, o Governo do Estado e os municípios que aderiram formalmente ao programa.
A capacitação será direcionada aos profissionais de segurança pública que atuarão na base móvel de vídeo monitoramento com uma carga horária de 160 horas dividas em três módulos. De acordo com o coronel Glauco, os cursos serão oferecidos nas cidades em que a Polícia Militar tenha um comando de área, citando, como exemplo, Prudente.
Conforme representante prudentino, o próximo passo é reunir o Comitê Gestor e definir as ações com base nas orientações aprendidas durante o encontro. Segundo cronograma da Senasp, Prudente deve receber a unidade móvel até 2014 com o objetivo de garantir espaços urbanos seguros. O chamado kit de segurança pública do Programa ‘Crack é possível vencer’, é composto por um micro-ônibus, equipado com uma central de vídeo monitoramento, duas viaturas, duas motos, 20 câmeras, 50 pistolas de choque e 150 espargidores de pimenta.
Adesão: Prudente assinou o termo de adesão ao ‘Programa Crack É Possível Vencer’, no dia 24 de maio em São Paulo. Na ocasião, o titular da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Oswaldo de Oliveira Bosquet, representou o prefeito Milton Carlos de Mello, na solenidade que contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo. Dentre as ações que integram o enfrentamento ao crack, no dia 17 deste mês, o prefeito Tupã também esteve em São Paulo onde assinou o termo de adesão ao Cartão Recomeço, na sede da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação