Os alunos da Escola Municipal Ettore Marangoni, localizada no distrito de Montalvão, realizaram na manhã desta terça-feira (11/06) uma visita monitorada a base dos Bombeiros de Aeródromo de Presidente Prudente. Os 45 alunos que integram a oficina de Educação para o Trânsito e Cidadania, mantida em parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav). Na oportunidade, os alunos receberam orientações e conheceram toda a estrutura dos bombeiros de aeródromo que atendem exclusivamente a área do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente.

Durante a ação os alunos também observaram de perto um avião da Varig, que estava preste a decolar. “Os alunos ficaram maravilhados com a possibilidade de ver um meio de transporte, tão grandioso próximo a eles, ainda receberam também os cumprimentos do piloto. Todas ficaram admiradas com a dimensão e o barulho do avião”, salientou a professora comunitária Tatiane Quatrochi. Já a oficineira Nilza Bina destacou que os alunos aprenderam muito com a experiência.

E para finalizar as atividades do semestre da Oficina de Educação para o Trânsito a Semav prepara uma série de atividades diferenciadas para os alunos do Programa Cidadescola.Conforme o pedagogo do Departamento de Educação para o Trânsito da Semav, Renato Gouvea de Jesus, de 17 a 21 de junho todos os alunos da Oficina de Educação para o Trânsito vão receber um kit educativo elaborado pela Concessionária Cart.

O kit é composto por um livro de atividades e um chaveiro. Através do conteúdo pedagógico do material, as crianças terão a oportunidade aprender brincando um pouco mais sobre a segurança no transito, por meio de atividades lúdicas e criativas.

Para finalizar as ações, o pedagogo ressalta que no período de 24 a 28 de junho no Sest/Senat ocorrem as atividades com a participação da Cidade Mirim da Semav. Segundo ele, o projeto possibilita a transmissão dos conceitos fundamentais de cidadania e trânsito para as crianças, também de forma lúdica e divertida. Na cidade mirim os alunos recebem instruções quanto à sinalização, respeito à faixa de pedestre, atitudes e comportamento no trânsito, colocando em prática os conhecimentos que aprenderam durante o semestre na Oficina de Educação para o Trânsito e Cidadania.

O secretário de Assuntos Viários, Oswaldo de Oliveira Bosquet, considera a educação no trânsito essencial para as crianças. Segundo ele, “a intenção é que no futuro possamos ter motoristas mais conscientes. Nosso objetivo é implantar ainda no segundo semestre deste ano o projeto ‘Se essa Rua, Fosse Minha’, destinado aos alunos da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente”, resume o secretário.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação