O sábado (08/04) na maior parte das cidades brasileiras foi marcado por ações gratuitas em alusão ao Dia Mundial da Saúde. Em Presidente Prudente o cenário não foi diferente. É que a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na Praça 9 de Julho diferentes atendimentos, como prevenção bucal, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e avaliação nutricional. Já o Programa DST/Aids, órgão vinculado a pasta, realizou testes rápidos de HIV e sífilis, que além do Dia Mundial da Saúde, marcaram ainda o término da Semana Nacional de Mobilização para Testagem.
De acordo com o coordenador do órgão, Jefferson Saviolo, os testes superaram a expectativa da equipe do Programa DST/Aids. No total, foram efetuados 118, sendo 59 para HIV e outros 59 para sífilis. Já os demais exames somaram cerca de 100 atendimentos. “Geralmente, quando promovemos ações na Praça 9 de Julho, fazemos em média de 80 testes, mas somente de uma especificidade. Desta vez levamos para HIV e sífilis e tivemos uma boa adesão”, comenta.
Conforme o coordenador, a novidade da ação e o que chamou a atenção dos transeuntes do Calçadão da Maffei foi a unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Algumas pessoas chegaram a pensar que a unidade móvel viajava o Brasil todo, ficaram surpresas ao saberem que o ônibus é de Prudente. Além da surpresa, muitos nos relataram satisfação com a qualidade no atendimento”, pontua, acrescentando que a surpresa por parte da população se deu em razão das ações do Programa DST/Aids serem realizadas, normalmente, em um estande.
Semana Nacional – Em relação a mobilização nacional para testagem, Saviolo ressalta que embora não tenha superado as expectativas do órgão prudentino, o número de testes realizados atingiu uma marca satisfatória. Segundo ele, foram 250 para HIV e outros 250 para sífilis. “Vale lembrar a população que não realizou os testes durante a Semana Nacional de Mobilização para Testagem, que continuamos o atendimento no CTA normalmente, sendo de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 10h e das 12h30 às 15h, e na sexta-feira, das 7h30 às 10h”, informa.
Ações externas – Embora a semana nacional tenha sido findada no sábado, Saviolo pontua que o Programa DST/Aids realiza atividades “extramuro” todos os segundos sábados do mês na Praça 9 de Julho. Além dessas, o coordenador do órgão conta que cada vez mais os testes rápidos ganham “força” em Prudente. “Estaremos estendendo a testagem para os Prontos Atendimentos (PA’s). Nesses locais, estaremos todas as quartas-feiras das 19h30 às 22h”, salienta, informando que a primeira unidade contemplada com ação, já nesta quarta-feira (17), será a do Jardim Guanabara.
“As atividades vêm com o objetivo do Ministério da Saúde em facilitar o acesso da população em testes rápidos. Conseguimos fazer o atendimento em horários flexíveis, em que a maioria da população já retornou do expediente. Se levarmos a testagem no horário de atendimento da UBS [Unidade Básica de Saúde] coincidirá com o horário que muitos trabalham, então não envolveríamos maior parte da população. Além disto, a ação vem para somar com outro objetivo do Ministério da Saúde, que é de testar 100% da população até o final de 2015”, finaliza. (Por Guilherme Santana)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação