Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade no atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Presidente Prudente avança com o projeto inovador que terá início ainda neste primeiro semestre. Trata-se de uma UBS Móvel que realizará o atendimento na área da saúde em diversos bairros cidade que não contam com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família. A iniciativa integra o projeto de lei apresentado pelo vereador Clóvis Lima (PR) que foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Executivo. A proposta conta com investimentos na ordem de R$ 281.400,00 mil proveniente de recursos federais, além da contrapartida municipal de R$ 100 mil para equipar o ônibus.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro De Andrade, o ônibus já foi adquirido e deverá ser entregue dentro de até 20 dias. Em seguida, será instalada a aparelhagem para equipar a unidade de saúde móvel.O veículo oferecerá atendimento semelhante a uma UBS. Ele explica que o veiculo deverá percorrer os bairros que não contam unidades de saúde, sendo que as equipes devem atuar em turnos da tarde e da manhã durante a semana. Segundo ele, o veículo tem 24 metros de comprimento, sendo constituído por um três consultórios, sendo eles: odontológico; clínico e ginecológico. O ônibus contará com a equipe de saúde comporta por dentista; clínico geral; pediatra e ginecologista.
“A grande vantagem é que a unidade móvel poderá percorrer os bairros mais distantes. Por isso, estamos identificando os pontos de isolamento onde a população tem dificuldade de acesso aos postos de saúde”, ressalta o secretário. “Desde o início a atual administração municipal prefeito Tupã tem demonstrado uma preocupação com a população que fica distante dos centros e das unidades de saúde, o que torna difícil dar um atendimento digno para essas pessoas”, explica o secretário. Por isso, ele ressalta que a proposta vem a somar com o trabalho já realizado pela Secretaria de Saúde de levar mais qualidade de vida a população.
O secretário detalha que ônibus contará com os seguintes equipamentos: mesa para prescrição médica; pia para higienização das mãos; cadeira odontológica; mesa ginecológica; sala ginecológica; sala clínica; coleta de sangue e aferição de pressão arterial, além de provador. . Na unidade móvel também funcionará toda aparelhagem para atendimento médico, acesso à Internet, além de ar-condicionado. Para garantir o funcionamento o ônibus ficará estacionado em locais definidos com tomadas instaladas pela Caiuá Distribuidora de Energia S/A. O secretário adianta que serão atendidos inicialmente em media sete bairros que ainda estão em fase de definição.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação