O olhar sensível do fotógrafo André Tuffy capturou o drama do Haiti um ano após a tragédia que arrasou o País. As fotografias deram origem a uma exposição que já passou pelo Prudenshopping e a partir de hoje (05/07) até dia 7 de agosto, está disponível para visitação na Galeria Takeo Sawada, no Centro Cultural Matarazzo. A exposição intitulada ‘7.3 Richter’ pode ser visita de segunda a sábado, das 8h às 22h, e aos domingos das 10h às 22h.
A mostra traz imagens impactantes e faz um recorte cruel do fato que chocou o mundo. São 24 fotos em preto e branco que documentam a situação ainda crítica e a necessidade de ajuda internacional para organizar o caos que tomou conta do Haiti, arrasou cidades e paralisou a economia.
Na época, o abalo sísmico registrou a magnitude de 7.3 graus na escala de Richter, com o epicentro localizado a 15 quilômetros a oeste da capital Port-au-Prince. Daí o nome da exposição. Foram mais de 200 mil mortos, milhares de feridos e mais de um milhão de pessoas que perderam suas casas.
Tuffy visitou a região devastada em setembro de 2010. Viajou a convite do governo brasileiro junto com o frei Francisco Belotti, fundador da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, organização que promove uma das missões de ajuda humanitária ao Haiti e que dirige em Presidente Prudente o Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO