O Governo de Presidente Prudente, por meio da Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), promove de 15 a 17 de junho a 1ª Batatec - Feira Tecnológica da Batata-Doce. A feira tem início nesta sexta-feira (15/6) às 19h no Centro de Eventos IBC, com show de Elly Guimarães. Logo em seguida, às 19h30, ocorre a palestra sobre o tema “Empreendedorismo no Agronegócio”.

A programação técnica de palestras do 1º Batatec terá o objetivo de transferir informações diretamente dos maiores pesquisadores brasileiros, para quem está à frente da produção, comandando e administrando as lavouras da região, o produtor rural.

“Estamos trazendo para Presidente Prudente os maiores especialistas da cultura de batata-doce, que são destaque em todo o Brasil. É uma oportunidade única de ouvir sobre assuntos novos como produção de etanol de batata- doce, que será abordada por um dos maiores especialistas do país, da Universidade de Tocantins. Além disso, temas como a adubação da cultura para solos arenosos, que impactam diretamente no custo de produção e ainda o melhoramento genético e variedades adequadas tanto para a industrialização como para o consumo in natura” serão debatidos durante o evento, explica o professor doutor do curso de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Agronomia da Unoeste, Fábio Rafael Echer.

Echer será um dos palestrantes do evento, vai falar sobre Ecofisiologia da Batata-doce, um tema que descreve os fatores ambientais importantes como água, luz e temperatura para o bom desenvolvimento da cultura.

Atualmente a variedade Canadense é a mais cultivada na região de Presidente Prudente, com polpa clara vai direto para a mesa do consumidor, desta forma, exige padrão alto de classificação.

Estudantes, produtores e técnicos devem participar das palestras que são gratuitas e podem ter inscrições antecipadas por meio do endereço eletrônico: https://www.cursosfundag.com.br/batatec-feira-de-tecnologia-da-batata-doce/

Os dados oficiais de produção de 2016, do IEA-Instituto de Economia Agrícola, indicam que os municípios, que integram a CATI- Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Presidente Prudente e Presidente Venceslau, possuem uma área cultivada com 3.254 hectares e a produção de 52.854,24 toneladas de batata-doce (2.202.260 caixas de 24 kg). A produtividade gira em torno de 16,25 toneladas/hectare.

O município de Presidente conta com a maior área plantada, 800 hectares, seguido de Pirapozinho, onde são cultivados 500 hectares da cultura.

Comercialização

Segundo o pesquisador Ricardo Firetti, do Polo Regional da Alta Sorocabana da APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, o mercado da batata- doce vive um momento de evolução.

O pesquisador, que monitora a comercialização do produto no Entreposto da Ceagesp na Capital do Estado desde 2006, afirma que em 2014 houve um aumento do consumo interno provocado entre outros fatores porque o alimento foi “descoberto” como uma fonte energética mais saudável, e virou a “queridinha” dos frequentadores de academia.

“Em 2014 as vendas ao varejo saltaram de no máximo 2,5 mil kg por mês para 5 mil Kg; em 2016 houve um aumento do consumo interno e da importação, principalmente da Argentina, e o produto passou a remunerar bem o produtor. Atualmente estamos em uma fase com potencial de melhoria dos preços, pois a safra do país vizinho está sendo prejudicada pelo clima seco”, afirma Firetti.

A batata-doce pode ser colhida em até quatro vezes no ano, dependendo do cronograma de plantio.

Telão

O evento será encerrado no domingo (17) e contará com telão a partir das 15h, que exibirá o primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O evento vai reunir produtores rurais, técnicos e especialistas da cadeia produtiva da batata doce.

Veja a programação completa das palestras técnicas

Sexta-feira -15/6

Palestrante: José Carlos Cavalcante – SEBRAE

Sábado – 16/6

8h às 8h35- Palestra- Nutrição e Adubação da Batata Doce em solos arenosos.

Palestrante: Adalton Mazetti Fernandes – Cerat- FCA/ Unesp Botucatu

8h35 às 9h – Palestra: Ecofisiologia da Batata- Doce

Palestrante: Fábio Rafael Echer- Unoeste

9h às 9h20 – Sessão de perguntas

Domingo -17/06

9h20 às 9h40 – Intervalo

9h40 às 10h20- Tema- Programa de biofortificação da batata-doce

Palestrante: Alexandre Furtado Silveira Mello- Embrapa/ Hortaliças/ Brasília/ DF

10h20 às 11h- Melhoramento genético da batata-doce: dificuldades e desafio

Palestrante: Pablo Forlan Vargas- Unesp Ilha Solteira

11h10 às 11h40

Tema: Processamento e produtos de batata-doce

Palestrante: Emerson Loli Garcia Cerat- FCA/ Unesp Botucatu

11h50 às 12h45

Pausa para o almoço

13h30 às 13h40

Sessão de perguntas

14h às 16h

Tema: Etanol de batata-doce

Palestrante: Márcio Silveira – Universidade Federal do Tocantins

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação