O projeto ‘Camerata de Cordas Brasileiras’, oferecido pela Prefeitura de Presidente Prudente, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de violão: Camerata de violões, grupo de choro, aulas para iniciante, intermediário e avançado. As vagas são limitadas. 

De acordo com o professor Anderson Chizzolini, que ministra as aulas, dentro da proposta há dois grupos principais: uma orquestra de violões e um grupo de choro, destinadas a alunos a partir dos 10 anos.

“Na orquestra de violões recebemos alunos que já são iniciados no instrumento. Com eles, desenvolvemos o trabalho de ensaio de musicas compostas para orquestra de violões e arranjos escritos para essa formação”, explicou o professor.

Ainda conforme o professor, no grupo de choro, trabalhamos a música instrumental genuinamente brasileira. Recebemos alunos já iniciados no violão e ainda os outros instrumentos típicos de uma roda de choro: violão de 6 e 7 cordas, pandeiro e percussão, bandolim, cavaquinho, flauta, clarinete, sax e etc.

“Como formação de base para a orquestra de violão e o grupo de choro temos as aulas de violão em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. Nesse caso, temos 12 vagas disponíveis para cada turma e trabalhamos o conteúdo relativo a cada nível de conhecimento dos estudantes”, comentou Chizzolini.

Os interessados devem efetuar a inscrição na secretaria da Escola de Artes Jupyra, que serão recebidas neste mês de fevereiro ou até serem esgotadas. Existe uma lista de espera para quem não conseguir vaga neste primeiro momento.

 As aulas serão ministradas em dois locais.

No Matarrazzo:

Terças e quintas, às 19h, ensaio da Orquestra de Violão;

Terça, 17h, alunos intermediários;

Quarta ,18h, alunos intermediários;

Quarta, 20h Grupo de Choro;

Quinta, 17h, alunos iniciantes.

No Polo Humberto Salvador - Coordenadoria da Juventude:

Quinta, 8h, alunos iniciantes;

Quinta, 10h, alunos avançados.

Fonte: Secretaria de Comunicação