O segundo dia de audiências conciliatórias referentes à Semana de Conciliação tem início às 13h desta terça-feira (30/11), em Presidente Prudente. A partir do início dos trabalhos até às 18h, a Justiça pretende realizar no Centro de Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) 150 acordos conciliatórios entre os jurisdicionados, ou dar fim a 750 processos trabalhistas ajuizados até sexta-feira, dia 3 de dezembro. Só que para dar conta de tanto trabalho em um curto espaço de tempo, o Tribunal do Trabalho da 15ª Região conta com apoio fundamental da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), que disponibiliza toda a infraestrutura necessária, além de equipamentos, entre computadores e impressoras, para que os trabalhos sejam agilizados e os acordos tão logo homologados. A novidade é que para cada uma das 15 mesas de trabalhos são disponibilizados dois monitores, sendo um para o conciliador e o outro para que os jurisdicionados acompanhem em tempo real a confecção do acordo aceito pelas partes.
Segundo o secretário da pasta, Rogério Marcus Alessi, são 18 computadores e 36 monitores que ajudam nos trabalhos do evento judiciário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um total de 20 máquinas e 40 monitores, se considerarmos além das mesas de conciliação, as mesas onde ficam os três juízes responsáveis pela supervisão dos trabalhos e homologações. “Pelo segundo monitor as partes acompanham se o que é redigido corresponde ao acordo firmado. É que quando o conciliador está digitando, as partes acompanham pelo segundo monitor. Isso agiliza e transparece os trabalhos, e também ajuda na economia de papéis e impressão, já que só é impresso a versão final para que o juiz homologue a conciliação”, explica, salientando que para a impressão dos documentos a pasta também disponibilizou três impressoras.
O secretário ressalta ainda que todos os computadores estão interligados em rede, justamente para que a cada conciliação formalizada pelo mediador, o documento elaborado possa ser conferido, checado e alterado (caso necessário) eletronicamente pelos juízes supervisores. Um estagiário da pasta também permanece no local para orientações. E como as audiências são feitas de hora em hora, a Setec montou ainda uma grande sala de espera que tem capacidade para acomodação de até 400 pessoas, entre partes ligantes e advogados.
Vale lembrar que além da Setec, a Justiça do Trabalho também conta com apoio da Sedepp, que disponibilizou o local para a realização do evento, e com as secretarias municipais de Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Comunicação. (Fotos – Marcos Sanches)
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO