Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade local, a Câmara Municipal de Vereadores outorga à secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, o título de Cidadã Prudentina. O presidente Izaque Silva (PSDB) anuncia a entrega para o dia 6 de setembro, uma segunda-feira véspera de feriado nacional, em sessão solene às 20h.

O decreto de concessão da cidadania leva em conta a atuação de Ondina como educadora, com serviços prestados em escolas da rede pública e particulares, vereadora e secretária em duas ocasiões, sendo a primeira no segundo mandato do então prefeito Paulo Constantino, de 1989 e 1992, e agora com o prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã` (PTB).

Ondina, que é natural de Iepê, implantou no governo Constantino o Centro Municipal de Educação Integrada (Ciem), com duas unidades: a escola Professor Ditão, no Jardim Everest, na zona oeste; e a escola João Bohac, no Jardim Planaltina, na zona leste. Era um projeto nos moldes do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), implantado pelo educador Darcy Ribeiro e pelo governador Leonel Brizola, no Rio de Janeiro.

Atualmente, Ondina é a coordenadora geral do Cidaescola implantado inicialmente em nove escolas da Rede Municipal de Ensino e que transforma Presidente Prudente em Cidade Educadora. O Cidadescola é um programa do Governo Municipal e conta com o envolvimento de todas as secretarias e demais órgãos públicos que integram o gerenciamento da administração.

A outorga do título é de iniciativa dos 13 vereadores que compõem a 15ª Legislatura: Alba Lucena (PTB), Alcides Seribeli (PTB), Nico Rena (PDT), Bernardete Querubim (PSB), Clóvis Lima (PR), Chicão da Maçã do Amor (PSB), Izaque Silva (PSDB), Kátia Guimaro (PSDB), Cidão Mendonça (DEM), Natanael Gonzaga (PSDB), Oswaldo Bosquet (PSB), Reginaldo Nunes (PMDB) e Douglas Kato (PV). – Foto Olímpio Moura