Em complementação as atividades referentes ao Programa Cidadescola, cuja proposta é oferecer atividades complementares e de cunho pedagógico no contraturno escolar a partir da primeira quinzena de agosto, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), juntamente com o vice-prefeito Marcos Vinha (PT), a secretária municipal de Educação Ondina Barbosa Gerbasi e representantes da Editora Toka, de Martinópolis, assinou na manhã desta sexta-feira (23/07), no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, convênio com a empresa terceirizada vencedora da licitação que vai oferecer aulas de inglês no programa. O ato contou com as presenças de dirigentes da pasta de Educação, secretários municipais, professores comunitários do Cidadescola e alunos das Escolas Municipais Maria do Socorro de Almeida (Cecap) e Ivo Garrido (Jardim Mediterrâneo).

Na ocasião, o prefeito enfatizou que poder proporcionar às crianças da rede municipal o aprendizado de uma língua estrangeira “era um sonho antigo e que passa a se concretizar a partir de agora”. “Todos nós temos uma missão na vida. Apesar da minha formação ser de engenheiro e eu adorar obras, a maior obra que podemos deixar para Prudente na nossa gestão é a Educação. O prefeito, assim como os secretários passam, mas essa obra que estamos iniciando não. Esperamos que ela seja duradoura”, discursou.

Tupã também pediu comprometimento para com a empresa prestadora do serviço. “Queremos que nossas crianças aprendam inglês da mesma forma que àquelas que estudam em escolas particulares”, cobrou. O diretor pedagógico da Editora Toka Alessandro Altino, por sua vez, aproveitou a deixa e garantiu que no que depender da empresa, “a rede municipal de ensino de Prudente vai se tornar referência no estudo da língua estrangeira”. “Queremos acabar com essa história de que não se aprende inglês na escola pública. Efetivamente faremos que as crianças desenvolvam as quatro principais habilidades sobre um segundo idioma, que é falar, ler, ouvir e escrever”, completou, acrescentando que as aulas serão lecionadas uma vez por semana, pelo período de uma hora e meia no contraturno escolar. Além do material pedagógico, frisa ele, serão complementadas com recursos audiovisuais.

A secretária municipal de Educação revelou que o convênio firmado vai contemplar três mil estudantes no programa. “Estamos hoje comemorando o alcance de mais uma meta traçada pela administração municipal na área da educação, no início de janeiro de 2009. Trata-se de um avanço e inclui várias classes socioeconômicas e que abrange a população como um todo”, ressaltou. E completou: “Na sequência da formalização do convênio estaremos capacitando os 10 profissionais selecionados pela empresa para lecionarem nas salas de aula”, disse. A capacitação citada por Gerbasi, completa o diretor comercial da editora Cristiano Altino da Silva, está confirmada para quinta-feira (29) e sexta-feira (30) da próxima semana, no auditório da Seduc.

Além das escolas do Cecap e do Jardim Mediterrâneo, terão aulas de inglês a EM Antonio Moreira Lima, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, EM Carmem Pereira Delfim, na vila Líder, EM Giseli Dalefi, no Jardim Universitário, EM Juraci Menezes Peralta, no Jardim Humberto Salvador, EM Odette Duarte da Costa, no Jardim Morada do Sol, EM Rosana Negrão Santos, no Maré Mansa, e EM Vilma Álvares Gonçalves, no Jardim Paraíso.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO