A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), informa que o processo de cadastramento do Passe Escolar 2026 será automático aos alunos em continuidade. Dessa forma, os estudantes da Rede Municipal que já utilizam o benefício não precisarão realizar novo cadastro.
Na Rede Municipal, a renovação automática beneficiará alunos e acompanhantes que em 2025 estiveram matriculados do berçário ao 4º ano do ensino fundamental. Já para estudantes da Rede Estadual, o benefício será renovado automaticamente a quem esteve matriculado do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio em 2025, desde que não tenham alterado o endereço nem a unidade escolar.
O cadastro é obrigatório em 2026 para os novos alunos e acompanhantes que utilizarão o Passe Escolar pela primeira vez, os estudantes que ingressarão no 6º ano da rede estadual, mesmo aqueles que utilizaram o benefício no 5º ano, além de alunos e acompanhantes que estão iniciando na Rede Municipal.
Também precisam efetuar o cadastro/recadastramento os estudantes do ensino superior presencial, das Etecs, de cursos técnicos reconhecidos pelo MEC com duração mínima de seis meses, bem como alunos de escolas particulares ou das demais modalidades que utilizam o cartão de Passe Escolar 100%.
O atendimento online para as novas solicitações terá início dia 12 de janeiro de 2026, por meio do Atendimento Online (Protocolo Eletrônico), disponível no site da Prefeitura de Presidente Prudente.
Já o atendimento presencial será de 21 a 31 de janeiro de 2026, exclusivamente com agendamento prévio, para quem não conseguir efetuar o cadastramento pela internet, nos seguintes locais: Fundação Inova, localizada na Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700, no Jardim Itaipu, e Atende Prudente, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 342, na Vila Marcondes.
O agendamento para o atendimento presencial poderá ser feito a partir de 8 de janeiro de 2026, pelo site da Prefeitura ou pelo telefone (18) 3918-4100.
Para a realização do cadastro, é necessário apresentar certidão de nascimento ou RG do aluno, CPF do aluno, comprovante de endereço recente emitido há no máximo três meses (que deve ser o mesmo cadastrado na SED/Sis.Edu), atestado de matrícula para fins de transporte emitido pela unidade escolar e documento do responsável com CPF.
Quem precisa realizar cadastro ou recadastramento em 2026?
- Novos alunos e acompanhantes que utilizarão o Passe Escolar pela primeira vez em 2026;
- Alunos que iniciarão na rede estadual no 6º ano do Ensino Fundamental (mesmo aqueles que utilizaram o passe no 5º ano);
- Alunos e acompanhantes que estão ingressando na Rede Municipal;
- Estudantes do ensino superior presencial;
- Estudantes das Etecs;
- Estudantes de cursos técnicos em instituições reconhecidas pelo MEC, com duração mínima de seis meses;
- Alunos de escolas particulares ou das demais modalidades citadas que utilizam o cartão de Passe Escolar 100%.
Fonte: Secretaria de Comunicação