A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente promove através da Coordenação de Odontologia do município, a campanha prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal, que tem início neste sábado (8/05) a partir das 8h até às 17h na praça Nove de Julho, no centro de Presidente Prudente. Sendo simultaneamente realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A campanha segue até o dia 21/05.
O coordenador de Saúde Bucal do Município Edison Calixto da Fonseca está à frente da campanha, que é realizada em conjunto com a cirurgiã dentista e supervisora Coordenação de Saúde Bucal Arlete Gomes Santos Parizi. Eles anunciam que a partir desta segunda-feira (3/05) serão colocadas 15 faixas sobre a campanha nas principais avenidas da cidade. Além disso, cartazes educativos serão afixados em todas as UBSs. Já durante a campanha serão distribuídos oito mil panfletos educativos, com orientações de como realizar o auto-exame e identificar qualquer alteração na boca.
No sábado (8/05), na praça Nove de Julho será montado um quiosque de atendimento, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, que na ocasião estará realizando a vacinação dos idosos, contra a gripe comum. Os exames de prevenção ao câncer bucal e a vacinação serão direcionados às pessoas com 60 anos ou mais.
Conforme a cirurgiã dentista e supervisora Coordenação de Saúde, a intenção é realizar os exames em todos os idosos que receberem a vacina. Segundo ela, no passado foram realizados 6.781 exames, deste total 270 tinha algum tipo de lesão na boca, sendo encaminhados ao Centro de Especialidades Odontologias (CEO) para reavaliação e tratamento. Segundo Parizi, dos 270 idosos com algum tipo de lesão na boca, cinco foram diagnosticados com câncer de boca. Ela explica que a doença tem incidência maior em pessoas do sexo masculino, a partir dos 50 anos de idade, devido aos fatores de risco como fazer uso de bebida alcoólica e cigarro.
Conforme o coordenador de Saúde Bucal do Município Edison Calixto da Fonseca, “o trabalho de prevenção ao câncer de boca será dirigido à população que tem 60 anos ou mais, sendo que aproximadamente 7% de todos os tipos de câncer que atingem a população estão localizados na boca”, comenta.
A Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal é desenvolvida em conjunto com Campanha de Vacinação do Idoso realizada pelo município e integra o trabalho da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação