Com a trégua das chuvas, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos prioriza a recuperação de estradas e pontes na zona rural de Presidente Prudente. De acordo com o agente de coordenação do Parque de Obras, José Roberto Seribelli, desde que tiveram o início os serviços, pelo menos aproximadamente 300 quilômetros de estradas que foram danificados com as chuvas dos últimos meses, já foram recuperados. Quanto ao número de pontes, frisa ele, das mais de 80 existentes no município – sendo quatro de concreto e o restante de madeira –, pelo menos seis das 13 que sofreram avarias com as chuvas, já foram recuperadas.
Na mais recente dela, a ponte que passa sobre o rio Mandaguari, na estrada do bairro Mundo Novo (divisa de Presidente Prudente com Indiana), os trabalhos foram concluídos nesta quarta-feira (11/03).
Na recuperação das estradas, são pelo menos três caminhões, duas niveladoras uma pá-carregadeira e uma esteira que trabalham na extensão que vai do Parque de Obras até o Rio do Peixe, setor este priorizado pela equipe de Serribelli. No entanto, lembra ele, outros maquinários trabalham na conservação de estradas rurais na zona sul do município. Em muitas delas, são colocados cascalhos na tentativa de melhorar as condições de tráfego de veículos em dias de chuvas. "O entulho [proveniente da construção civil] é colocado principalmente onde há minas de águas, trechos onde geralmente ocorrem os atoleiros", explica.
Entre os leitos carroçáveis que já passaram por melhorias, estão o do Jacutinga, que liga Prudente a Regente Feijó, das Chácaras Arilena, em frente ao Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, nas proximidades da divisa do município com Pirapozinho, dos bairros do Gramado, Colina do Sol, Sete Copas, Timburi, Cristalina, Pereira (no distrito de Eneida), entre outras.
Hoje, a equipe de Seribelli atua no recolhimento do madeiramento desprendido da estrutura da ponte do Bairro Sete Copas, que também foi comprometida com o excesso de água no início do ano. Uma pá-carregadeira e diversos caminhões executam o serviço no local. De lá, a equipe concentrará esforços a partir da próxima semana para recuperação da ponte da estrada Santa Tereza, que liga o distrito de Floresta do Sul a Caiabú. "E de lá, nossa pretensão é recuperar posteriormente a ponte do Bairro Jacutinga, que liga o município a Regente Feijó. A previsão é iniciar os serviços no local dentro de 20 dias", prevê Seribelli. "Estes locais são priorizados porque os municípios vizinhos destas localidades [Caiabú e Regente Feijó] têm nos ajudado, cedendo eucalipto, que é a matéria-prima que temos utilizado para recuperação das pontes. A Prefeitura de Prudente tem fornecido mão-de-obra para os reparos", completa.
Segundo ele, além da ponte do bairro Mundo Novo, outras cinco já foram recuperadas. São elas: a ponte do Córrego da Onça, localizada a partir da Rodovia Raimundo Maiolini e que interliga uma série de propriedades rurais; a de concreto que liga o distrito de Ameliópolis a Santo Expedito; a do córrego do Pereira, em Ameliópolis; a ponte da estrada do Bairro Cristalina; e a ponte da estrada vicinal Raimundo Maiolini, nas proximidades do km 14, onde foi feito trabalho de aterro em sua estrutura.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO