Começou na manhã desta segunda-feira (18/01) e está previsto para até o próximo dia 25, o período de distribuição via Correios, dos 100.401 carnês referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em Presidente Prudente. Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, Feiz Abbud, quem não receber o talonário no período por alguma razão, deve comparecer ao Paço Municipal Florivaldo Leal a partir do dia 1º de fevereiro para comunicar o fato. "Às vezes a pessoa se muda de um determinado imóvel e fica sem receber o carnê. Logo, orientamos que elas se dirijam até a Prefeitura para registrar o motivo pelo qual não recebeu a cobrança do tributo", orienta.
Segundo ele, os 1.375 contribuintes isentos com o tributo este ano, receberão o carnê normalmente em casa, já que apesar do benefício, as taxas de coleta de lixo e incêndio não são descontadas.
Este ano, o número na emissão dos carnês foi 0,76% maior se comparado a 2009, que registrou 99.638 emissões. A arrecadação financeira prevista com o tributo, segundo o secretário de Finanças, Osvaldo Gava, ultrapassa os R$ 24 milhões. Com o novo valor da Unidade Fiscal do Município (UFM) - de R$ 2.1792 -, a correção dos valores foi de 1,1120%. Apesar dos reajustes, os valores previstos no IPTU continuam abaixo da inflação do período.
De acordo com o chefe de gabinete, os munícipes terão duas alternativas para efetuar o pagamento do tributo: parcelamento em até dez vezes ou pagamento à vista. Àqueles que optarem em quitar a dívida com o município de uma só vez, terá desconto de 10% sobre o valor do imposto, exceto nas taxas de iluminação pública, coleta e incêndio. Já para quem pretende pagar o IPTU à vista, o prazo é de 10 a 28 de fevereiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação