Para conscientizar a população de Presidente Prudente quanto à incidência de focos do mosquito transmissor da dengue nesta época do ano em que as chuvas são constantes, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), expõe durante todo o dia desta quarta-feira (13/01), na Praça 9 de Julho, Centro de Prudente, um balão inflável medindo quase cinco metros de altura, com um "mosquitão" do Aedes aegypti dentro. A ação, que faz parte da "mega campanha" de conscientização ao combate à dengue, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), está programada para às 9h, inclusive com a participação do secretário de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal de Presidente Prudente, Vânia Maria Alves, a pasta de Saúde recebeu o balão inflável no início deste ano. O material, ainda segundo ela, foi doado pelo Estado após o risco de epidemia da dengue em Prudente ser noticiado na 'grande imprensa' e pelo fato do município ter sido o primeiro do Estado a aplicar e anunciar o rigor da lei para quem permite criadouros do mosquito transmissor no quintal de casa.

No primeiro dia, enfatiza Alves, além da exposição do balão, haverá ainda a distribuição de panfletos orientativos quanto aos perigos da doença. Tal ação será feita pelos dois mosquitões mascotes do município do período das 9h às 12h. "Escolhemos a praça 9 de Julho como ponto estratégico, pelo fato do fluxo de pessoas ser intenso durante todo o dia naquele local", diz.

A permanência do mosquitão gigante na Praça Nove de Julho está prevista para os dias 13, 14, 15 e 16 deste mês. Após, ele será montado em outras localidades.

Vale ressaltar que ações do gênero já ocorreram em outros municípios paulistas, como Presidente Venceslau, Conchas, Três Fronteiras, Francisco Morato e São Joaquim da Barra.