O Governo de Presidente Prudente disponibiliza mais um canal de comunicação com a população, o http://www.prefeituraevoce.com.br/. De acordo com o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, o site permite que os munícipes registrem as reclamações que, até então, eram registradas somente através da Central de Atendimento 156.
“Percebemos que muitas pessoas preferem usar a internet para poder fazer a solicitação. Ou seja, a partir de agora, a Prefeitura tem um sistema em que a pessoa faz um pequeno cadastro e consegue fazer o encaminhamento de algum serviço através do site. A grande vantagem é que ela pode fazer isso à noite, aos finais de semana e de qualquer computador ou smartphone. Ampliamos os canais de comunicação para que possamos receber as demandas e atender as solicitações dos munícipes”, destaca, acrescentando que é mais uma iniciativa de aproximar o Poder Público do cidadão utilizando a informática.
Segundo Alessi, através do site www.prefeituraevoce.com.br, o reclamante consegue acompanhar o andamento da reclamação registrada, bem como ter conhecido sobre o setor da Prefeitura em que a mesma encontrasse e saber se já foi atendida. “Quando a ocorrência é finalizada, o munícipe recebe um e-mail para que possa auditar a resolução da ocorrência, ou seja, o munícipe ajuda o Poder Público a fiscalizar a execução do serviço lá na ponta”, explica.
O secretário informa que, por meio do site, o munícipe pode anexar uma foto junto à reclamação, bem como dar mais detalhes sobre a mesma. Exemplificando, ele diz que caso a reclamação seja referente a pode em árvore, será possível anexar uma foto para que o gestor público consiga definir o nível de prioridade da reclamação. “Ou seja, para sabermos se o motivo da reclamação está colocando em risco a vida das pessoas, se é um ponto de ônibus caindo, focos de dengue, enfim”, detalha.
Além de todos os detalhes já citados, ao fazer a reclamação, o munícipe tem alguns item a disposição, como construção de banco em praça pública, fiscalização de caçamba, em imóvel abandonado, em terreno, em transporte coletivo ou em veículo abandonado, reclamação referente à Vigilância Sanitária ou Epidemiológica, instalação de ponto de internet e de ponto de ônibus, manutenção e limpeza em quiosque de internet, poda de árvore, recolhimento de galhos de árvores e reparo em equipamento esportivo, em iluminação de vias públicas ou em quiosque de internet.
“Inicialmente esses são os itens por serem os mais recorrentes. Entretanto, a intenção é ampliarmos ainda mais o serviço”, frisa, acrescentando que ao registrar a reclamação, caso o munícipe não saiba o endereço correto do local, ele poderá pontuar com exatidão através do sinal pin no mapa disponível no site, uma vez que o mesmo é georreferenciado.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação