O Portal da Revista Veja divulgou, nessa terça-feira (22/09), uma pesquisa feita pela empresa Medialogue Digital que analisa a comunicação digital de 46 municípios do Estado de São Paulo. Nesta, Presidente Prudente garantiu média 6 e a 10ª posição no ranking. A cidade, considerada capital do Oeste Paulista, figura atrás apenas de Jundiaí (1ª colocada com média 7), Santos (2ª), Mauá (3ª), Praia Grande (4ª), Ribeirão Preto (5ª), Osasco (6ª), Indaiatuba (7ª), Cubatão (8ª) e Campinas (9ª). As quatro últimas citadas também obtiveram média 6, enquanto que as demais 7.
Ainda em relação ao ranking, Prudente ficou a frente de cidades de maior ou do mesmo porte, como Santo André (11ª colocada), São José dos Campos (12ª), Sorocaba (13ª), Guarujá (14ª), Franca (15ª), São José do Rio preto (18ª), Araçatuba (23ª), Marília (40ª), Bauru (42ª) e Araraquara (46ª).
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Tadeu Pereira, embora tenha atingido uma boa classificação, o Governo mantém “os pés no chão”. “Temos muito a melhorar, mas a colocação não deixa de ser significativa uma vez que ficamos a frente de tantas cidades maiores ou até mesmo do mesmo porte de Prudente”, destaca.
Embora haja uma administração compartilhada entre a Secom e a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec) para funcionamento do site oficial do Governo e das redes sociais, Pereira credita a boa colocação ao trabalho desempenhado pela Setec. “A pasta conta com funcionários esforçados e de alto gabarito. A Secom apoia todas as iniciativas e acompanha o desenvolvimento das propostas”, enaltece.
O secretário de Comunicação diz ainda que o Governo visa ampliar as formas de acesso ao site e os serviços ofertados nele. “Hoje, por exemplo, é possível saber tudo que é pago pela Prefeitura diariamente e qual o motivo. Além disso, temos diversos serviços oferecidos aos cidadãos, empresas, entre outros”, pontua.
É válido afirmar que no site da Prefeitura as pessoas têm acesso a agenda cultural, aos itinerários dos ônibus, a sepultamentos nos cemitérios Campal e São João Batista, a consulta de bairros e logradouros, leis e decretos, entre outros diversos serviços, como emissão de certidões, segunda via do carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), recursos de multas de trânsito, emissão de alvará, segunda via do carnê do ISS, e outros.
Ranking – A pesquisa completa divulgada pelo Portal da Veja pode ser conferida aqui.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação