Esta quarta-feira, 16 de setembro de 2015, ficará marcada na vida de 2.343 famílias de Presidente Prudente. Isso porque, acompanhado da presidente da República Dilma Rousseff, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ entregou as chaves do Conjunto Habitacional João Domingos Netto, do Programa do Governo Federal ‘Minha Casa Minha Vida’.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do Executivo de Prudente agradeceu, “primeiramente a Deus”, por poder participar deste momento na vida das famílias prudentinas, e lembrou que desde 1990 o município não recebia tantos recursos por parte do Governo Federal.

“Sem dúvida alguma, a obra que mais significativa no Governo Municipal será a construção de 3.464 casas, sendo 1.121 já entregues, em quatro conjuntos habitacionais. Hoje encerramos esse ciclo com a entrega de 2.343 no João Domingos. Quem nunca viu o sonho de um pai ou de uma mãe e alegria de uma família ao conseguir a casa própria, desconhece a importância desta obra”, disse.

Ainda em sua fala, o prefeito agradeceu o Governo Federal em nome dos presentes e agradeceu os R$ 400 milhões já investidos em Prudente. “Hoje somos a 25ª melhor cidade em IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] segundo a ONU, e queremos melhorar ainda mais. Somos a capital do Oeste Paulista e a região precisa se desenvolver ainda mais. Aqui não é o fim, aqui é onde começa o Estado de São Paulo. Precisamos que continuem acreditando nesta região e aguardamos mais investimentos para gerar renda, emprego e a felicidade como esta”, frisou.

Findando sua fala, o chefe do Executivo citou algumas obras que contaram com recursos do Governo Federal como exemplo, como os 12 quilômetros de Fundo de Vale, 10 creches, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), oito unidades de saúde, duas praças da Juventude, obras da mobilidade urbana, recursos para recapeamento asfáltico, entre outras.

A presidente Dilma, citando as três famílias que receberam as chaves das moradias no palco, sendo elas chefiadas por Ana Raquel da Silva, Erika da Silva Santos e Vanessa de Cássia Barbosa de Oliveira Silva, disse que elas representam todas as demais famílias que receberam a chave das residências do João Domingos Netto.

Além disso, ela desejou um futuro e uma vida melhores às famílias a partir do momento em que as mesmas abrirem a porta da tão sonhada casa própria. “Que hoje quem paga aluguel, vive de favor ou mora em área de risco, possa ter seu lar. A grande maioria de vocês morava de aluguel e hoje terão a casa própria, um patrimônio seu e de sua família. Hoje vemos as casas muito parecidas, mas daqui a um ano, se olharmos para as casas, acontecerá um milagre, cada uma vai parecer com a família que mora nela. Que conservem o que é de vocês”, discursou, afirmando que o Governo Federal tem ainda como estimativa investir cerca de R$ 700 milhões na região de Prudente.

Entrega simultânea – Ao se referir as unidades habitacionais entregues, é válido afirmar que foram 2.599. Isso porque, além das 2.343 em Presidente Prudente, a presidente Dilma Rousseff entregou simultaneamente 256 apartamentos, que compreendem ao Condomínio Rubi, também do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’, à população de Cotia. O evento, que foi realizado na capital do Oeste Paulista, foi transmitido em tempo real em Cotia, onde estiveram presentes o prefeito da cidade, Carlão Camargo, e a presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Miriam Belchior.

Além dos já citados, estiveram no palanque principal os ministros das Cidades e da Previdência Social, Gilberto Kassab e Carlos Gabas, respectivamente, o vice-prefeito de Marcos Vinha, o presidente da Câmara Ênio Perrone, os deputados federais Herculano Passos, José Mentor, Miguel Lombardi, Nilton Tatto, Orlando Silva e Paulo Teixeira, o prefeito de Regente Feijó e presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), Marco Rocha, o diretor regional do Movimento Sem-Terra (MST), Zelito da Silva, o coordenador do Território da Cidadania no Pontal do Paranapanema, Josenilton Mossoró, os diretores-presidentes das construtoras Lomy Engenharia, Menin e Engenharia e Construções Limitadas, pela sequência, Luiz Fernando de Arruda Ramos, Francisco Alberto Furtado e Elvis Silingovischi, o superintendente Regional da CEF, José Paulo Gomes Amorim, e os secretários municipais de Assistência Social (SAS) e Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), pela ordem, Regina Penati e Laércio Alcântara.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação