Mãos na terra geralmente significam sujeira. No entanto, as mães de 22 crianças que estudam na Escola Municipal Antonio Moreira Lima e que ficaram com as mãos sujas, na manhã desta quinta-feira (19/09), não implicarão com elas desta vez. É que a sujeira foi em prol de uma boa ação. Os alunos, que também integram o Programa de Educação Integral Cidadescola, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), plantaram 40 mudas de árvores na Praça da Juventude ‘Francisco Vinha’, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.
De acordo com a diretora da unidade, Adriana Agudo, que acompanhou de perto o plantio e até ajudou os alunos a plantaram uma muda, a ação prática integra todo conteúdo estudado na teoria, tanto no horário regular de aula, quanto no período do Cidadescola. “Sem dúvida nenhuma, com a prática as crianças assimilam melhor o conteúdo”, diz, para completar que é algo que os meninos e meninas levarão para o futuro.
“Ele fez aquilo e não só ouviu falar. Quando voltarem aqui [na Praça da Juventude do Ana Jacinta] vão lembrar que foram eles mesmos os autores dos plantios”, pontua, acrescentando que agora analisará a possibilidade de fazer plaquinhas com o nome dos alunos que plantaram a muda de modo a identificar quem plantou cada uma delas.
Quase que com um grito de guerra, todos os alunos se comprometeram a cuidar das mudas plantas. Segundo o aluno Yuri Oliveira Guilherme, 9 anos, além de colaborar com o meio ambiente, foi divertido realizar o plantio. “Foi a primeira vez que plantei uma árvore e é importante ajudar a natureza. Prometo do meu coração que vou cuidar da muda”, expõe.
A técnica ambiental da Semea, Thaís Fernanda Silva, que ensinou aos meninos e meninas a maneira correta de plantar as mudas bem como acompanhou toda empreitada, afirma se sentir sensibilizada com a participação das crianças, pois iniciativas como essas são sempre bem-vindas. Ela ressalta que a ideia surgiu por parte do coordenador da praça, Alexandre Serra, uma vez que as crianças estariam no local participando de outras atividades. Lembra que o plantio não integrava a programação da Semana da Árvore.
Silva conta também que o plantio colabora com a conscientização ambiental das crianças e a percepção delas em relação ao meio natural e a importância das mesmas terem essa vivência com o meio ambiente. Por fim, ela lembra ainda que muito embora os benefícios serão tidos a longo prazo, desde já as mudas começam a embelezar o local.
Acompanharam também o plantio, pela Secretaria de Meio Ambiente, a educadora ambiental e a diretora de educação ambiental, Eliana Junqueira e Cássia Iara Calderan, respectivamente, e o técnico ambiental da pasta, Antonio Moreira, o Ceará. Pela escola, além da diretora, a professora comunitária do Cidadescola, Vanessa Bortolocce, e a estagiária da turma, Eliana Fiori. (Por Guilherme Santana)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação