A Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos, no Maré Mansa, realizou recentemente a 1ª Mostra de dança do Cidadescola. O evento contou com a presença dos familiares das mais de 150 crianças que participaram das danças. Os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental que participam do programa de educação integral vinham ensaiando as coreografias na oficina de dança desde o início do ano. De acordo com a diretora da escola, Ana Claudia Marinelli, além da atividade física, a importância é poder trazer para os alunos que não participam do programa a temática que a oficina oferece.

A professora oficineira, Nair Correia Salgado de Azevedo, trabalhou o tema colonização e imigração no Brasil. Desta forma, a apresentação contou com dança indígena, apresentada por alunos do 2° ano; dança portuguesa, com alunos do 4° ano; homenagem à cantora portuguesa Carmem Miranda, realizada por alunos do 5° ano; dança africana, dos alunos do 1° ano; dança italiana, com alunos do 3° ano; e dança espanhola, pelos alunos do 5° ano.

Após as apresentações, a oficineira foi homenageada pela escola, recebendo flores das mãos de um aluno e o encerramento contou com uma surpresa. Alunos do 5° ano abriram a pista de dança para toda a comunidade dançar com eles, tendo como dj a professora responsável pelo evento.

Segundo Azevedo, em 2011 foi realizado um workshop do programa onde todas as oficinas apresentam seus trabalhos, e como pensava em fazer um trabalho mais completo na escola, decidiu realizar a 1ª mostra na unidade. Para isso, contou com a ajuda de sua mãe que costurou grande parte dos figurinos, além das estagiárias do programa que ajudaram na produção e acabamento das roupas e acessórios. Ela garante que em 2013, a 2° mostra será ainda melhor. Para a diretora do Programa Cidadescola, Isabel Cristina Arcanjo Riquetti, é importante essa interação da professora com as crianças, das crianças com a professora e dos pais com os filhos e comunidade. (Por Maysa Pontalti)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação