Nesta segunda-feira (10/09), a partir das 10h, o 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente, promove no Parque de Uso Múltiplo, o encerramento da 2ª edição do Projeto Educação Cívica na Escola. Segundo o subtenente da PM e maestro da Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), Inácio Bratifisch, são esperadas para o evento aproximadamente 1.200 crianças, já que cada uma das 32 escolas contempladas com o projeto serão representadas 40 alunos.
“E entre os alunos enviados, a escola já irá mandar os três vencedores do concurso de desenho e redação, que teve como tema ‘Qual foi sua experiência com o Projeto Educação Cívica na Escola?’. Na oportunidade, devemos premiar 96 crianças”, comenta. Posteriormente, os autores dos cinco melhores trabalhos receberão uma placa de condecoração da Câmara Municipal de Prudente.
De acordo com Bratifisch, a segunda etapa do projeto teve início em abril e terminou mês passado. A cerimônia de encerramento integra as comemorações da semana do município, uma vez que Prudente completa 95 anos no dia 14 deste mês. “Convidamos todos os pais e familiares dos alunos, porém sabemos que é complicado todos participarem em razão de ser numa segunda-feira. Deverá ser uma cerimônia rápida, mas bem significativa”, destaca.
Durante o evento, as crianças devem entoar os hinos Nacional e de Prudente, como forma de mostrarem o que aprenderam no transcorrer do projeto. “Para nós é uma missão. Estamos colhendo os frutos que começamos a plantar no ano passado [2011]. Além disso, percebemos uma melhora grande em relação ao ano de início do projeto. Vimos mais comprometimento, tanto das crianças, quanto dos professores que sempre apoiaram a iniciativa”, ressalta.
No ano passado, o Projeto Educação Cívica na Escola implantou nas escolas os hinos Nacional, à Bandeira e de Prudente. Neste ano, além dos três, foi ensinado também o da Independência. Já para o próximo ano, na 3ª edição da ação, Bratifisch diz que será implantando o hino da Proclamação da República. “Esperamos que a partir de 2014 todas as crianças estejam aptas a cantarem os quatro hinos, além do de Prudente”, estima.
“Para a próxima edição, esperamos também continuar com o apoio da Prefeitura, bem como da Câmara Municipal. Pretendemos cada vez mais ampliar o projeto, pois se trata de uma iniciativa boa. Quem sabe inclusive essa ação não seja implantada em todo o Estado de São Paulo e não venha no futuro se tornar um projeto institucional”, sugere o subtenente, para completar que no dia 13 deste mês haverá reunião com todos os maestros da Polícia Militar. “Se conseguirmos implantar o projeto em todo Estado, Prudente será uma cidade espelho para as demais”, enfatiza.
Por fim, Bratifisch comemora o sucesso do projeto em âmbito municipal. “As escolas particulares estão vendo o sucesso da ação e estão solicitando também. O projeto que no início era destinado apenas as escolas municipais, está sendo estendido para as particulares. Além disso, estamos realizando a ação em algumas escolas da região. Mas o que mais nos surpreendeu foi a solicitação do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem da Industria], no qual o projeto será realizado entre adolescentes”, finaliza em tom de satisfação. (Por Guilherme Santana)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação