O ritmo de trabalho na Cidade da Criança Agripino Lima é intenso nesta quarta-feira (07/12), véspera do feriado da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É que os preparativos finais para a inauguração do parque aquático e reabertura aos visitantes são agilizados nesta reta final pelo Instituto de Gestão de Projetos do Noroeste Paulista (Gepron), que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Segundo o diretor do Gepron, o gerenciador Adolfo Padilha, cerca de 70% dos serviços previstos inicialmente na ampla reforma foram colocados como prioritários neste primeiro momento, e por isso já foram concluídos. Entre eles, aparecem as reformas e adequações na praça de alimentação, quiosques, planetário e no observatório, melhorias no kartódromo e hall de entrada do parque ecológico, além de manutenção de paisagismo, sinalização, controle de pragas e instalação de Internet sem fio.
“A demanda restante dos serviços será feita já com o parque em funcionamento. Para janeiro, inclusive, começa a montagem da estrutura para os esportes radicais, tais como tirolesa e torre de escalada. Eventos também serão realizados, como disputas de kart e corrida noturna. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, atividades semanais para grupos da Terceira Idade estão previstas no próximo ano. Enfim, a proposta do prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello – PTB] é tornar a Cidade da Criança a partir de agora em uma área de turismo ativa. Já era, mas sazonalmente”, adianta.
A inauguração do parque aquático será na próxima terça-feira (13/12), a partir das 20h. Além do chefe do Executivo e do vice-prefeito Marcos Vinha (PT), secretários municipais, representantes de instituições, convidados e população em geral devem participar. A partir da inauguração que é preparada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Padilha revela que o parque aquático já entrará em operação, funcionando inicialmente com 20% de sua capacidade de atendimento. “Optamos dessa maneira em razão do atendimento administrativo. Embora nossos funcionários já tenham passado por treinamento no Terra Parque, é uma forma de nos precaver e primeiramente fazer com que os 60 funcionários que trabalharão no local, conheçam o dia a dia da operação. Só após isso iremos aumentando nossa capacidade gradativamente”, conta.
Inicialmente, o horário de funcionamento do parque aquático, que abrirá de terça a domingo, será das 10h às 19h. Conforme o gerenciador, para os dias 14 e 15, haverá ação com alunos da Rede Municipal de Ensino. “Na nossa programação, a pedido do prefeito, também daremos atenção especial aos idosos, às pessoas com algum tipo de limitação física e a associações de interesse social”, frisa. Sobre a reabertura da Cidade da Criança ao público, ele frisa que ela também está prevista para a semana que vem. “O parque abrirá no primeiro fim de semana após a inauguração. Mas é sempre bom ressaltar o seguinte: trata-se de um espaço de fauna e flora selvagem. As pessoas precisam respeitar todas as orientações dispostas no parque”, orienta, acrescentando que o acesso continuará sendo gratuito, com exceção do parque aquático.
Nesta manhã, além dos reparos finais na parte aquática, funcionários agilizavam os trabalhos de soldagem no monumento “porta de entrada” instalado no acesso da Cidade da Criança, às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). A estrutura metálica na entrada também era pintada.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação