Durante reunião na manhã desta quinta-feira (15/09), no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, o presidente da 48ª Expo Prudente, Guilherme Prata, revelou que a maior festa agropecuária da região movimentou cerca de R$ 10 milhões em 13 dias de festas, incluindo leilões, vendas e bilheterias. O balanço, ressaltou ele, não é oficial, mas uma projeção do que aponta os primeiros indicadores. Do encontro, do qual participaram o vice-prefeito Marcos Vinha (PT), um dos organizadores da exposição, Valtinho Pereira, além de secretários municipais, entre eles Aristeu Penalva (Desenvolvimento Econômico) e Alfredo José Penha (Obras e Serviços Públicos), o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) disse que o sucesso do evento resultou de uma “somatória de esforços”. Como gratidão, entregou cartas de agradecimento para Guilherme Prata, Valtinho Pereira, e também ao tesoureiro do Núcleo Nelore, Levy Mário Celestino, que não estava presente, mas fez-se representar.

A reunião, que foi aberta à imprensa, foi uma forma de apresentar um balancete referente aos 13 dias de movimentação no Recinto de Exposição de Animais Jacob Tosello que atraíram cerca de 100 mil pessoas para o local. O chefe da Sedepp abriu o discurso lembrando o quão se trabalhou em conjunto. É que embora tenha sido realizada pelo Núcleo dos Criadores de Nelore de Presidente Prudente e Região, a 48ª Expo contou também com o envolvimento da Companhia Verde Amarelo e com o apoio da Prefeitura. “Há 90 dias atrás esse mesmo grupo se reuniu para traçar detalhes do evento. Na época, o Tupã nos colocou como desafio a realização de uma exposição com ‘novos moldes’. Nos pediu que fizéssemos não apenas mais uma exposição, mas ‘a’ exposição. Com isso, o grupo mergulhou de cabeça e alcançou o resultado positivo. Falo isso pelos elogios que tivemos nos últimos dias. Isso porque quem esteve no recinto notou o grande diferencial em relação a anos anteriores”, diz, se referindo a estrutura.

Já o presidente da 48ª Expo ressaltou que a comercialização de gado foi 15% maior que a última edição realizada ano passado. Além disso, os gados também foram vendidos com preços 15% maiores que em 2010. “Fomos felizes na parceria e também pelo fato do prefeito Tupã ter um entendimento diferenciado sobre a importância da exposição. No setor agropecuário, a credibilidade também aumentou bastante. A parte do comércio também foi extraordinária, vendemos produtos desde o Paraná até o Pará. Enfim, andamos o que achamos que ia acontecer em três anos”, ressaltou.

Já o prefeito agradeceu todos os envolvidos na organização e pediu a eles, que ao contrário desta vez, na qual o evento acabou sendo acertado em praticamente três meses, que comecem imediatamente a traçar uma estratégia para a 49ª edição prevista para 2012. “Quando existe a somatória de esforços, a resposta tende ser a melhor possível. Se perguntarmos para a população, ela vai confirmar o sucesso da exposição. Sem contar que somos muito gratos pelo arrojo do Valtinho que encarou o desafio de resgatar essa tradição que não é minha, até porque o prefeito passa, mas da cidade”, argumentou. Tupã também agradeceu a cobertura jornalística realizada pela imprensa durante o evento.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação