Alunos matriculados na 3ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Maria do Socorro Brito de Almeida (Cecap) e que participam das atividades proporcionadas pelo programa Cidadescola tiveram uma aula diferente na tarde dessa quinta-feira (07/07). Elas foram conhecer todo o funcionamento e formas de operacionalização do Aeroporto Estadual Ademar de Barros de Presidente Prudente. O passeio, possibilitado numa parceria das secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), permitiu inclusive que os pequenos conhecessem de perto o helicóptero Águia da Polícia Militar.

Os estudantes que marcaram presença participam da oficina Educação para o Trânsito e Cidadania, do Cidadescola, sendo que atividade marcou o encerramento de todas àquelas realizadas ao longo do primeiro semestre. Na ocasião, as crianças foram recepcionadas pela tripulante operacional da Base de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de Presidente Prudente, sargento Carla Cristina Martins da Silva Souza, que explicou sobre o funcionamento do Águia da PM e a função dos policiais que o conduz.

“Existe um helicóptero da PM por base. Somente a base de São Paulo, pelo fato da cidade ser uma metrópole e com grande número de habitantes, é que existem três helicópteros Águia. Cada um deles comportam número máximo de passageiros que é de seis pessoas. É um serviço de apoio aéreo, onde os policiais que estão pilotando observa o fugitivo, acompanha e direciona o patrulhamento terrestre. Pode acontecer também dos policiais que estiverem no helicóptero pousarem e realizar uma abordagem do indivíduo suspeito em uma determinada ação policial”, explicou aos pequenos.

Por sua vez, a professora da oficina de Educação para o Trânsito, Nilza de Almeida, destacou a importância da visita no espaço onde a demanda de passageiros e o número de voos aumentou significativamente nos últimos anos. "Trabalhamos na sala de aula sobre todos os meios de transportes. Por isso é interessante eles terem esse contato de perto com os diversos meios, pois a maioria nunca havia chegado tão perto de um helicóptero e avião, e muito menos voar", disse.

Quem também esteve presente no aeroporto para acompanhar as crianças foi o chefe da Semav, Luiz Abel Gomes Brondi, que destacou a importância do passeio. "A ideia é dar uma amplitude de conhecimento sobre a utilização dos transportes, e fazer com que eles estejam sempre em contato com esses meios. Estamos querendo levá-los para Presidente Epitácio para que eles possam conhecer o Barco Itamarati XII”, adiantou.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO