Com o objetivo de fortalecer o conhecimento prático e teórico em relação à preservação e a importância da natureza e da arborização urbana, o Horto Florestal de Presidente Prudente, departamento vinculado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, recebe frequentemente visitas de escolas e entidades. De acordo com a professora da pasta, Eliana Junqueira, apenas no primeiro semestre deste ano, 1.012 crianças passaram pela área verde. Ao todo foram nove instituições, sendo oito escolas e aprendizes da Fundação Mirim.
Lá, o técnico agropecuário encarregado pela produção de mudas, Almir Fernandes da Silva, acompanha os visitantes por toda extensão do Horto Municipal e apresenta o sistema de produção de mudas de árvores, desde a preparação das sementes até o processo de germinação nos canteiros e transferência para as embalagens que são doadas para a população. De acordo com o responsável pelo Meio Ambiente, Cláudio Mura, a visita ao horto proporciona melhor aprendizado às crianças.
“Na prática elas assimilam melhor a teoria. Além disso, quando os alunos conhecem o processo de cultivo e a importância da preservação, com certeza eles serão cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais”, pontua. Conforme a professora, para agendar visitas no local, basta entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente através do e-mail semea@presidenteprudente.sp.gov.br. (Foto: Marcos Sanches)
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO