Nesta segunda-feira (20/06) os alunos da Escola Municipal Odette Duarte da Costa foram atendidos com testes de acuidade visual por acadêmicos do 4º ano do curso de medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) sob coordenação da professora Elza Utino. A ação faz parte do Programa Saúde Visual do Escolar, que conta com as parcerias da Lions Clube Cinquentenário, do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente e da Faculdade de Medicina da Unoeste.

A coordenação do projeto na Seduc é feita pela educadora de Saúde Pública, Selma Alves de Freitas Martin. Ela explica que o trabalho foi iniciado em 2003 e visa contribuir para que nas unidades escolares o índice de alunos com dificuldade de aprendizagem causada por problemas visuais seja zero. A intenção é dar condições para o sucesso no processo ensino-aprendizagem e com o bem-estar geral do educando.

Neste ano, o projeto iniciado em fevereiro contemplará 2.069 alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Até o momento 13 escolas já foram contempladas. São elas: Rotariano Antônio Zacharias, Carmem Pereira Delfim, Ditão, Ettore Maramgoni, João Franco de Godoy, Francisca de Almeida Góes Brandão, José Soares Marcondes, Juraci Menezes Peralta, Nazarena Zamit, Rui Carlos Vieira Berbert e para fechar o semestre a escola Odette Duarte da Costa. No segundo semestre o projeto atenderá mais 14 unidades escolares.

Para o acadêmico de medicina, Leonardo Strasser Inague, “a importância do projeto é que além de detectar os problemas de acuidade visual nas crianças, ajuda também a evitar conseqüências mais graves, como por exemplo, problemas de leitura e de fala. Além de podermos colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, através do contato com a realidade e um enriquecimento humano”, destaca

“As crianças que apresentarem problemas serão encaminhadas para atendimento médico oftalmológico por meio de parceira estabelecida com a Secretaria Municipal de Saúde pelo SUS – Sistema único de Saúde, ou dependendo do caso, para o Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa” da Santa Casa de Misericórdia. Se o problema da criança se confirmar e o médico receitar o uso de óculos, o mesmo será de responsabilidade dos pais ou responsáveis. Caso seja uma família de baixa renda, contamos com a parceria do Lions Clube Cinqüentenário que faz a doação de óculos”, encerra Selma. (Colaboração - Roberta Zorzetto)

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO