A Virada Cultural Paulista ocorre das 18h deste sábado às 18h de domingo com apresentações culturais ininterruptas em diferentes locais. A realização é da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Presidente Prudente. Confira a programação:
18h
Abertura Oficial com o espetáculo Dueto para Um [Teatro]
A peça acontece durante seis sessões de análise de uma grande violinista que, impedida de exercer sua vocação, se retira de cena no auge de sua carreira. "Dueto Para Um", de Tom Kempinski, dirigida por Mika Lins, é baseada na vida da Jacqueline du Pré, uma das maiores violoncelistas da história da música que deixou a cena após adquirir esclerose múltipla.
Duração: 90 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
Local: Teatro César Cava
18h30
DJ Maurício Fleury [Música]
Mauricio Fleury tem formação em regência, é artista e garimpeiro de grooves retrofuturistas do mundo inteiro, trazendo a sonoridade de diferentes tempos e espaços 100% em vinil. Fundador do coletivo Veneno, já animou as pistas em cidades como Paris, Berlin, Lisboa e Fortaleza. Foi o único DJ brasileiro no festival Sónar 2008, em Barcelona, marcando presença também no festival Nokia Trends em São Paulo.
Local: Palco externo – Parque do Povo
19h
Festival do Minuto – Os Melhores de 2010 [Cinema]
Em 2010, foram realizados mais de 50 concursos do Festival do Minuto, com diferentes temas e prêmios. Os melhores vídeos enviados durante o ano serão exibidos nessa mostra.
Local: Centro Cultural Matarazzo
19h30
Ana Cañas [Música]
Ana Cañas, que já havia chamado a atenção de artistas consagrados e da mídia ao lançar “Amor e Caos”, surpreendeu ainda mais com “Hein?” – o show que apresenta na Virada - ao investir novamente em um repertório autoral. Ana sobe aos palcos acompanhada pela banda devidamente batizada de os Quatro Cavaleiros do Após-Calipso: Fabá Jimenez (guitarra e violão), Thiago Rabello "Big" (bateria), Fabio Sá (baixo) e Adriano Grineberg (teclado).
Local: Palco externo – Parque do Povo
20h30
Experimento Circo – Circo Amarillo [Circo]
Na comunicação entre o circo tradicional e o contemporâneo, quatro personagens se juntam para dar vida a uma série de números circenses dentro de um espetáculo com a linguagem popular do circo de rua. O quarteto mescla linguagens de expressão teatral, música, dança e técnicas circenses como malabarismo, mão a mão, diabolô e pirofagia. A boa escolha dos fundos musicais, tocados ao vivo, faz ressaltar a fineza e precisão da movimentação dos atores.
Duração :60 minutos. Classificação indicativa: Livre
Local: Em frente ao Teatro César Cava
20h30
Cláudio Zoli Tour Diamante - 25 anos de carreira [Música]
Nascido em São Gonçalo, Rio de Janeiro, Cláudio Zoli cresceu ouvindo soul music (Marvin Gaye, Stevie Wonder, Tim Maia) e começou a cantar e a tocar violão ainda garoto. A estréia profissional foi aos 17 anos de idade na banda de Cassiano, que se tornaria o seu guru. Em 1982, com sua voz e sua guitarra, Zoli ajudou a fundar a banda Brylho, que no ano seguinte estourou nacionalmente o soul-reggae A Noite do Prazer.
Local: Área de convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente
20h30
Afoxé – Grupo Mergulhatu [Intervenção Cultura Popular]
Mergulhatu é um grupo formado por brincantes que ocupam as praças, parques e ruas das cidades, espalhando as danças, toques, cantos, sons e brincadeiras do grande universo da cultura tradicional brasileira, tais como o maracatu, o coco de roda pernambucano, o cavalo marinho e a ciranda.
Local: Em frente ao palco externo
21h
Ação e Reação [Música]
Ação e Reação é uma banda com um novo conceito em som, que se diferencia pela escolha de repertório e performance em palco. Surgida há cinco anos e originária de Presidente Prudente, é formada por integrantes que já haviam vivenciado a música em outros grupos, mas que se uniram para fazer algo inovador e que seguisse a tendência do mercado atual. Enfim, a banda é a ação e o público, a reação.
Local: Palco externo – Parque do Povo
21h30
Em briga de marido e mulher não se mete a colher – Clube do Meio Artístico [Intervenção]
Intervenção circense-musical, voltada para o público adulto, contando as tradicionais brigas entre Mateu e Catirina, induzindo o púbico a “meter a colher” durante a briga, fazendo com que as pessoas reflitam sobre o ridículo do comportamento comum gerado por uma briga de casal. Toda a cena é acompanhada por som da viola ao vivo com repertório do pastoril profano e ponteios nordestinos.
Local: Em frente ao Teatro César Cava
22h
Coco de Roda Pernambucano e Cavalo Marinho – Grupo Megulhatu [Intervenção Cultura Popular]
Mergulhatu é um grupo formado por brincantes que ocupam as praças, parques e ruas das cidades, espalhando as danças, toques, cantos, sons e brincadeiras do grande universo da cultura tradicional brasileira, tais como o maracatu, o coco de roda pernambucano, o cavalo marinho e a ciranda.
Local: Em frente ao palco externo
22h
Sarau literário com Chacal [Literatura]
Chacal é um poeta marginal, com 13 livros de poesias publicados, sendo o último deles, “Belvedere”, vencedor do Prêmio APCA. Seu novo trabalho, “Uma História à Margem”, sai esse ano e trará histórias de vários movimentos artísticos alternativos no Rio de Janeiro e em São Paulo vistos por quem deles participou ativamente: o próprio autor. Neste encontro, ele apresenta uma performance que certamente surpreenderá o público.
Local: Centro Cultural Matarazzo
22h30
Hangar [Música]
Após mais de 60 shows no ano de 2010, a “The Infallible Tour” continua em 2011 em todas as regiões do país promovendo o mais recente disco da banda "Infallible", destaque em todas as revistas e sites especializados.
Local: Palco externo – Parque do Povo
22h30
Tudo é Som – Cia. de Sapateado Pé na Tábua [Dança]
Um espetáculo de música e dança. Sapateado americano com fusões rítmicas brasileiras (baião, samba-funk, maracatu, côco, etc), música ao vivo, trechos “a capella” de sapateado, percussão corporal e materiais cênicos curiosamente sonoros, como sacolas de plástico.
Duração: 40 minutos. Classificação indicativa: Livre.
Local: Teatro César Cava
23h
Se nada mais der certo [Cinema]
Brasil, 2009. Direção: José Eduardo Belmonte. Duração: 120 minutos. Classificação indicativa: 16 anos
Léo (Cauã Reymond) é um jornalista que cobre eventos para jornais de fora de São Paulo, cidade em que vive. Ele está com sérios problemas financeiros, piorados devido ao atraso com que são pagos os trabalhos que realiza. Ângela (Luíza Mariani) divide o apartamento com Léo e tem um filho de 6 anos, que é praticamente criado por sua empregada. Depressiva, ela fica boa parte do dia na cama e à noite sai em busca de diversão. Em uma noite Léo resolve gastar o pouco dinheiro que tem e, por acaso, encontra Ângela. Ela o apresenta a Marcin (Caroline Abras), que se veste como homem mas possui trejeitos de mulher. Logo ficam amigos e decidem beber, tendo ainda a companhia de Wilson (João Miguel), um taxista que acredita precisar de um psiquiatra. Aos poucos surge entre eles um forte laço afetivo, aumentado ainda mais quando decidem aplicar um golpe. .
Local: Centro Cultural Matarazzo
23h30
Maracatú – Grupo Mergulhatu [Intervenção Cultura Popular]
23h30
Em briga de marido e mulher não se mete a colher – Clube do Meio Artístico [Intervenção]
Local: Em frente ao Teatro César Cava
Dia 15
0h
Angra [Música]
O Angra foi formado em 1992, em São Paulo. No ano seguinte, a banda gravou o primeiro disco, que vendeu aproximadamente 100.00 cópias no Japão, um dos países em que é mais popular, e foi muito bem aceito na Europa e na América do Sul. O grupo, que já fez abertura para o AC/DC em São Paulo, lançou em 2010 o seu novo disco, Aqua, que apresenta no show da Virada.
Local: Palco externo – Parque do Povo
0h30
Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Nelson Ayres [Música]
Aproveitando a formação erudita e jazzística dos músicos Nelson Ayres e Teco Cardoso e a curiosidade do trio pela música brasileira em geral, o repertório reúne obras de Villa-Lobos, valsas do começo do século passado (repertório de Orlando Silva), sambas escondidos, músicas líricas de Tom Jobim. A apresentação fala muito do Brasil, de maneira elegante, mas também divertida.
Local: Teatro César Cava
1h
A prova de morte [Cinema]
Estados Unidos, 2007. Direção: Quentin Tarantino. Duração: 114 minutos. Classificação Indicativa: 16 anos
Ao cair da noite, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os frequentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Acompanhando de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.
Local: Centro Cultural Matarazzo
2h
Em briga de marido e mulher não se mete a colher – Clube do Meio Artístico [Intervenção]
Local: Em frente ao Teatro César Cava
2h30
Bruno Motta [Stand Up]
Não erramos o título: "!" é um solo de comédia stand up diferente de tudo que já foi apresentado- a começar pelo nome, uma brincadeira com um símbolo que pode ser pronunciado como o público quiser. Ao contrário da maioria dos espetáculos de stand up, "!" tem cenário, iluminação, a direção é de Cláudio Torres Gonzaga e a narração de Marcelo Adnet, o comediante mais badalado da nova geração.
Duração: 70 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
Local: Teatro César Cava
10h30
Arreliando, homenagem ao riso – Cia. Navega Jangada de Teatro [Teatro Infantil]
Este espetáculo traz ao público de todas as idades uma volta aos tempos dos sonhos de criança. Quatro irmãos, entre brigas e brincadeiras, discutem seu sonho em comum de trabalhar em um circo, como: trapezista, malabarista, mágico e músico. Como num sonho dentro de um sono, os quatro são levados por uma estabanada fada madrinha para um antigo circo. Um colorido e divertido picadeiro é armado em cena, com lira, tecido, mágicas, malabares e música ao vivo.
Duração: 70 minutos. Classificação indicativa: Livre.
Local: Teatro César Cava
10h30
Do Papo ao Passo com Cia Soma[Dança]
O frevo, o caboclinho, a capoeira e o cavalo-marinho são algumas danças utilizadas como ponto de partida para o espetáculo. As dançarinas fazem uma demonstração das danças e brincadeiras populares, mostrando assim o rico alfabeto e as possibilidades corporais que estas danças podem oferecer. A partir daí, intercalando falas e danças, são expostas as danças brasileiras e sua relação com outras técnicas de dança, circo e teatro.
Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: Livre
Local: Área de convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente
11h
O pequeno Nicolau [Cinema]
França, 2009. Direção: Laurent Tirard. Duração: 90 minutos. Classificação indicativa: Livre
Baseado no livro homônimo do francês René Goscinny, conta a história do garoto Nicolau, que entra em pânico ao imaginar que sua mãe está grávida. Ele teme ter que dividir a atenção dos pais com um irmão. Por isso, desesperado, embarca em uma campanha para mostrar aos pais que ele não é indispensável. Os amigos o ajudam com diversos planos, mas tudo muda quando conhece um menino que acabou de ganhar um irmão, e começa a ver os aspectos positivos da situação.
Local: Centro Cultural Matarazzo
12h30
Andorinha e Titico Caetano [Intervenção Cultura Popular]
Andorinha e Titico Caetano formam uma dupla de repentistas. O cantador repentista é o violeiro do Nordeste que canta de improviso dezenas de modalidades da versificação universal. Sextilhas, oitavas, décimas e quadras, em sete sílabas ou decassílabos, viram brincadeira durante a interação com o público.
Local: Em frente ao Teatro César Cava
13h
Eleva teus olhos e caminha – Parker Cia de Dança [Dança]
“Eleva teus Olhos e Caminha” tem como inspiração duas passagens bíblicas: “O Sacrifício de Isaac”, na qual Abraão é intimado por Deus a sacrificar seu único filho como prova de sua fé, e a “Morte de São Bartolomeu”, retratada por Michelangelo na Capela Sistina, onde São Bartolomeu segura sua própria pele após sua morte por esfolamento. A figura de anjos é marcante em ambas as passagens bíblicas e é explorada durante o espetáculo.
Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: 12 anos
Local: Teatro César Cava
13h30
Festival do Minuto – Os Melhores de 2010 [Cinema]
Local: Centro Cultural Matarazzo
14h
Grupo Finaestampa [Música]
Com repertório focado no samba, o grupo Finaestampa interpreta obras dos grandes mestres da velha guarda como Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Adoniran Barbosa e também contemporâneos, tais como Paulinho da Viola, Chico Buarque, entre outros. Na Virada, o grupo apresenta o show “Viagem no Tempo do Samba” onde traça uma linha do tempo, desde o início do século passado até os dias de hoje, apresentando algumas das principais obras do gênero.
Local: Palco externo – Parque do Povo
14h
Andorinha e Titico Caetano [Intervenção Cultura Popular]
Local: Em frente ao Teatro César Cava
15h
Elton Ribeiro [Música]
Compositor, músico, cantor, Elton Ribeiro apresenta músicas do seu CD “Entre Nós” e também apresenta músicas de compositores que influenciaram sua carreira musical, como: Gilberto Gil, Dominguinhos, Alceu Valença, entre outros. Elton Ribeiro vem acompanhado de uma banda de músicos renomados e o show tem a direção musical de Omar Campos.
Local: Teatro César Cava
15h
As Aventuras de Gulliver - Cia Articularte [Teatro Infantil]
Encenado com bonecos e atores, o espetáculo é um relato de aventuras fantásticas do clássico 'Viagens de Gulliver', vividas em lugares que só poderiam existir na imaginação. A encenação usa como fantasia os quatro elementos: terra, fogo, ar e água, para contar a fragilidade dos sonhos, como se fossem esculturas que podem ser feitas de areia e desfeitas facilmente pela força sutil da natureza.
Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: livre
Local: Área de convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente
15h
Associação Abadá-Capoeira [Intervenção Cultura Popular]
O grupo tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da capoeira. Apresenta a Roda de Capoeira Regional, com demonstrações, disputas de berimbau e solos. Para finalizar, o público conhece o maculelê e a dança do fogo, em uma mescla de luta e dança.
Local: Em frente ao palco externo
15h30
Bohemian Queen [Música]
Na estrada desde 2006, a Bohemian Queen apresenta um show tocando os grandes clássicos da banda inglesa, sendo, acima de tudo, fiel à qualidade técnica, harmonia, força e magia do som do Queen. Formada no Rio de Janeiro, a banda se apresenta regularmente, incluindo a marcante apresentação no Queen’s Day, em São Paulo, evento que reúne fãs da banda inglesa de todo o Brasil.
Local: Palco externo – Avenida Cívica
15h30
Festival do Minuto – Os Melhores de 2010 [Cinema]
Local: Centro Cultural Matarazzo
16h
Andorinha e Titico Caetano [Intervenção Cultura Popular]
Local: Em frente ao Teatro César Cava
16h
Orquestra – Projeto Guri [Música]
Criado em 1995, o Projeto oferece continuamente cursos de iniciação musical, coral infantil e infanto-juvenil e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Nesta apresentação, o Polo de Presidente Prudente mostrará seu trabalho com um repertório variado e cativante.
Local: Igreja Santa Rita de Cássia
16h30
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana [Música]
Idealizado pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e pelo trompetista Felippe Pipeta em 2005, a OBMJ tomou vida apenas em 2008. A ideia inicial era tocar música jamaicana de raiz, ska, rocksteady e early reggae, mas logo veio a ideia de tocar clássicos da música brasileira nesses estilos. No repertório, chama atenção a animada versão de O Guarani, de Carlos Gomes, Águas de Março, Samba de Verão, entre outros.
Local: Teatro César Cava
16h30
Associação Abadá-Capoeira [Intervenção Cultura Popular]
Local: Em frente ao palco externo
17h
Renato Teixeira [Música]
Com versões acústicas e delicadas, Renato Teixeira divide palco com os filhos Chico Teixeira (voz e violão de doze cordas) e João Lavraz (baixo) para apresentar novas roupagens para clássicos como Tocando em Frente, Romaria, Cuitelinho, entre muitas outras. O trio apresenta ao público, além da boa música, uma demonstração impecável de união, respeito e admiração.
Local: Palco Externo – Parque do Povo
Concurso “Minuto na Virada Cultural Paulista”
Você pode ser o novo artista da Virada Cultural Paulista 2011!
Para isso, basta fazer um vídeo com duração máxima de 1 minuto – registrando imagens do Evento sob sua perspectiva – e enviá-lo para o concurso “Minuto na Virada Cultural Paulista”
Até 31 de maio de 2011 pelo site www.festivaldominuto.com.br
Serão R$3.000 em prêmios distribuídos para os autores dos melhores vídeos. Participe!
Fonte: Secretaria de Comunicação