O prefeito Biancardi esteve reunido na manhã desta terça-feira (13) no seu gabinete com representantes da Comissão Organizadora do Cem Anos da Imigração Japonesa (1908-2008). No encontro foram acertados os detalhes da festa do dia 18 de junho que acontecerá na Praça das Cerejeiras, localizada na rua José Bongiovani, bairro Liberdade.
Haverá apresentações de danças orientais, Taiko (Tambores), inauguração dos novos símbolos orientais construídos na praça pela Prefeitura, entre outras atividades. O presidente da comissão, Toshio Koketsu, comentou que mais de 100 pessoas da colônia japonesa incluindo empresários e autoridades estão sendo convidadas e serão homenageadas com mimos elaborado pelo paisagista Mizukawa Noboru que entalhou no mapa do Brasil desenhos de províncias japonesas.
“No ano de 2008, vamos comemorar, aqui no Brasil, 100 anos da imigração japonesa. Foi em 18 de junho de 1908, que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo”, lembrou Koketsu.
Assessoria de Imprensa
Aparecido José