No primeiro dia de aula da Rede Estadual, alunos da escola Professora Maria Luiza Bastos, no jardim Caiçara, participaram nesta quinta-feira (10/02), logo pela manhã, de uma ação educativa no trânsito promovida pela Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav). O trabalho teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre um trânsito mais segura, e orientá-los em relação às mudanças realizadas na sinalização no local.

O secretário de Assuntos Viários, Luiz Abel Gomes Brondi, explica que essa ação é uma continuidade do trabalho que a administração pública municipal vem priorizando na cidade. “O que pretendemos é caracterizar Presidente Prudente como um sistema viário onde o pedestre tem a preferência e o motorista respeite a legislação. Acima de tudo o respeito pela vida”, destaca.

No local, a Semav implantou dois redutores de velocidade, sendo um de cada sentido da rua, e em frente à escola foram instadas lombadas longas, também uma de cada lado, para que sirva de redutor de velocidade para os veículos. “Esse tipo de ação tenta efetivar em determinados locais a prioridade do pedestre na travessia pela faixa com segurança. Então orientamos que no momento da travessia na faixa de segurança, o pedestre sinalize com a mão para que o motorista visualize o cidadão e possa parar. As escolas estão sendo priorizadas neste tipo de ação. Com os resultados positivos vamos dar continuidade durante o ano”, relata Brondi.

Durante as atividades, a equipe do Departamento de Educação no Trânsito distribuiu panfletos educativos, e os alunos realizaram a travessia na faixa com o apoio dos agentes de trânsito, para demonstrar aos motoristas a importância de respeitar os pedestres e diminuir a velocidade quando passam por escolas ou locais movimentados.

Segundo a diretora da unidade escolar, Dalva Greghi, a ação realizada pela Semav é muito importantes para os alunos, principalmente para conscientizá-los no futuro, quando eles forem os motoristas. “Tudo o que está acontecendo na escola é para a proteção do cidadão, porque essa mudança na sinalização no trânsito em frente da escola é para preservar, não apenas os alunos, mas também todos os pedestres que passam por aqui. Acredito que orientando os estudantes eles serão os instrutores de outras pessoas, e é isso que queremos”, comenta.

Conforme a diretora, o local é muito movimentado, já que naquela região, além da escola, também estão localizados o Cemitério Municipal e o Hospital Regional, onde circulam pessoas de Prudente e de cidades vizinhas. “Na sala de aula nós também vamos trabalhar com os alunos sobre a segurança no trânsito para que eles respeitem a sinalização”, relata.

A estudante que participou da ação, Aline Sena Salvador, aprovou a iniciativa da Semav. “Acho muito importante esse trabalho de conscientização, principalmente por ser na frente da escola, porque nós precisamos do respeito do motorista, tanto na entrada quanto na saída escolar, onde o fluxo é maior. Antes os motoristas não respeitavam muito, mas agora eu acho que com essas sinalizações, os motoristas vão estar mais atentos”, comenta. Já a aluna Fernanda Cristine de Oliveira Zengo, a orientação aos motoristas é necessário, mas também é importante que os pedestres respeitem a sinalização.

Fonte: Secretaria de Comunicação