Espetáculo musical, cinema, ‘Sextas Musicais’, entre outras atividades gratuitas, integram a agenda cultural desta sexta-feira (23/09) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Presidente Prudente. Desta vez, a novidade é o espetáculo Calmaria, do acordeonista Guilherme Ribeiro. Para o evento, o músico estará acompanhado do contrabaixista Sidiel Vieira, e do baterista e percussionista Pedro Ito. No repertório, estão previstas canções como Virgínia, Flora e as Bonecas, Calmaria, Magri, Monsieur, Inté as Canelas, Um pouco mais de fôlego, Mar de dentro, Prenda e Malvadeza. O show, promovido pelo Serviço Social da Industria (Sesi) de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, está marcado para as 19h.

Na Galeria Takeo Sawada, no Centro Cultural Matarazzo, o público confere a exposição de fotografias, ‘Veio para ficar’, do fotógrafo Carlos Braga. No trabalho, Braga faz uma homenagem aos 94 anos do município. Na Sala de Convivência, até o dia 2 de outubro, é possível conferir a exposição de fotografias intitulada “Imagens Históricas de Presidente Prudente”. São fotos que registram memórias dos momentos históricos do município, fundado em 14 de setembro de 1917 pelos coronéis Francisco Paula Goulart e José Soares Marcondes. A mostra, organizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), através do programa de extensão universitária, fica aberta para visitação todos os dias, das 9h às 22h, conforme funcionamento do local.

Já os alunos que tem dúvidas em matemática, também podem recorrer ao Centro Cultural para saná-las. É que das 8h30 às 12h, e das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal Doutor Abelardo de Cerqueira César, tem o ‘Projeto Dia D – Tirar Dúvidas’, que consiste em oferecer apoio e reforço escolar com orientações e auxílio. Ainda na Biblioteca Municipal, das 8h30 às 12h, e das 13h às 17h, tem o projeto autor do mês, que em setembro traz obras de mais de 180 prudentinos em comemoração ao aniversário da cidade. Já o projeto ‘Dia D...Contação de histórias’, realizado das 9h às 14h, traz obras da autora Maria Antônia Pietrucci Gonzalez. A contação visa promover o incentivo e despertar nas crianças o gosto pela literatura através de dramatizações, teatro de fantoches e artes plásticas.

Uma opção de cinema aos moradores dos parques residenciais Servantes I e II é o projeto ‘Cine Pop’, que ocorre nesta quinta-feira (22), na área de lazer que divide os dois bairros. Na ocasião, o filme exibido é Transformers I, do diretor Michael Bay. Já na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, a partir de hoje até o domingo (25), interessados podem assistir ao longa-metragem ‘Uma vida em segredo’, da diretora Suzana Amaral.

Para quem curte música, há outras duas opções nesta sexta. Uma delas é o projeto ‘Sextas Musicais’, que ocorre das 8h às 10h, na Sala de Cinema. Através de projeções de DVDs com concertos, shows musicais, documentários, filmes, recitais, óperas, entre outros, os participantes participam de análise, comentários e debates acerca dos temas. A outra, é o projeto ‘Espetacuaula’, que apresenta o ‘Sopro de Dois’, com Diego Marlon Teixeira Gasporoto. Este será no Auditório Sebastião Jorge Chammé, às 20h.