Nesta quinta-feira (30/09) às 8h30 o Centro Cultural Matarazzo irá sediar o lançamento oficial do projeto de enfrentamento a violência doméstica contra a mulher com o tema “Prudente: Construindo a Igualdade de Gênero”. A ação é promovida pela Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Famílias e Indivíduos e tem a duração de cerca de dois meses.
No dia, ocorre também o lançamento da Exposição de telas denominada “Luzes”. Serão expostas cerca de 20 telas que retratam flores e paisagens confeccionadas por mulheres atendidas no Creas. Segundo a coordenadora do Creas Simone Duran Martinez, trata-se de um trabalho de cunho sócio-educativo-cultural de enfrentamento a violência doméstica contra a mulher. Ela revela que o objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção, proteção e erradicação da violência doméstica.
A secretária municipal de Assistência Social Regina Helena Penati Cardoso estará presente no lançamento.O evento no Matarazzo deve reunir cerca de 100 pessoas, entre autoridades municipais, representantes da rede de atenção às mulheres – Defensoria Pública, Delegacia de Defesa da Mulher, Polícia Militar, Ministério Público, SAS, além de entidades que prestam serviços direto à população.
Na ocasião, serão apresentadas todas as ações que integram o projeto “Prudente: Construindo a Igualdade de Gênero”, entre elas, a capacitação dos profissionais que atuam com a violência contra a mulher no município, que deve ocorrer nos dias 13, 14 e 27 de outubro e no dia 3 de novembro, no período das 8h às 17h, no auditório do Senac.
O projeto que tem como base a Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), deve culminar na realização do Fórum Territorial do Pontal do Paranapanema de Defesa da mulher, que irá reunir representantes de 32 municípios do Pontal do Paranapanema. O fórum está agendado para o dia 10 de novembro. O local ainda não foi divulgado.
Fonte: Secretaria de Comunicação