Apesar de não haver nenhuma atividade programada para o feriado de Corpus Christi, bem como para a próxima sexta-feira (04/06), data onde foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas, a Semana do Meio Ambiente de Presidente Prudente não termina hoje com a trilha ecológica. Como já informado, o encerramento foi estendido para sábado (05/06), quando ocorre, a partir das 8h30, o plantio de árvores às margens do Córrego do Cedrinho, atrás do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM/I). Na ocasião está programada ainda uma ação diferenciada. Conforme a técnica ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Thaís Fernanda Silva, 300 balões biodegradáveis com cerca de 75 mil sementes de árvores nativas serão soltos no local.

A proposta, segundo ela, tem como objetivo compensar ambientalmente áreas verdes existentes nas proximidades de onde serão lançados. “O custo-benefício é vantajoso e compensatório para o próprio meio ambiente, especialmente para a área que margeia o córrego do Cedro, já que após os balões estourarem no ar, a semente será semeada onde caírem”, adianta.

Da ação, devem participar soldados do Tiro de Guerra, alunos e funcionários da Faculdade de Presidente Prudente (Uniesp) e Rotary Club. Ao todo, segundo Silva, às margens do córrego serão plantadas 120 mudas de espécies nativas, tais como jequitibá, cedro, paineira, acácia mimosa, alecrim, ingá, ipês, peroba, angico, dentre outras. Na sequência, é previsto o lançamento dos balões. “Cada um deles será ‘recheado’ com 250 sementes, também de árvores nativas. A ideia é que eles se dissipem no ar e as sementes germinem onde caírem”, diz.

Além dela, o secretário municipal do Meio Ambiente Fernando Luizari Gomes também deve participar da ação.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO