Presidente Prudente recebeu nesta segunda-feira (23/03), em Brasília, o Selo Ouro na 2ª edição do Selo Nacional “Compromisso com a Alfabetização”, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para reconhecer secretarias de educação com compromisso efetivo na alfabetização das crianças até o 2º ano e na recomposição das aprendizagens do 3º ao 5º ano. O município foi representado pela secretária Municipal de educação (Seduc), Karina Gomes, em evento que teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação, Camilo Santana, e várias outras autoridades.
A cerimônia foi aberta pela secretária de educação básica do Mistério da Educação, Kátia Schweickardt, que falou sobre a importância da alfabetização até o fim do segundo ano. “A alfabetização é o ponto de partida da justiça social. É o caminho para sermos um país mais justo e soberano”.
No evento, professores e alunos de todas as regiões também foram representados e expressaram seus agradecimentos pelo compromisso com a criança alfabetizada.
Camilo Santana, Ministro da Educação, falou sobre a elaboração do projeto, construído em regime de cooperação juntamente com os federados. “Consultamos a Undime, os municípios, onde estão os professores, os secretários, os prefeitos. Estabelecemos a padronização dos estados para que a alfabetização fosse padronizada no país, o que agora é Lei. Atualmente, temos 100% dos municípios e Estados participando, um país unido pelo bem da educação. Temos uma rede de alfatizadores com mais de 7.200 profissionais por rede, que foram capacitados para uma grande frente nacional, com ações simples, com dados precisos, com microdados. Sergipe é exemplo de um bom trabalho, que soube reconhecer o problema, recuperou e alcançou a meta”.
A meta do programa para 2025 era 64%. As escolas do Brasil superaram a meta, alcançando 66%, conforme apresentado na cerimônia.
Selo Ouro
O resultado da segunda edição foi divulgado pelo MEC em 09 de fevereiro no site oficial da instituição. O documento onde consta o nome de Prudente pode ser consultado no endereço www.gov.br/mec. O município figura entre os contemplados na Categoria Ouro, prêmio conquistado pela segunda vez consecutiva, juntamente com outras 2.384 cidades. Há também premiados em categorias prata e bronze.
Conforme o edital, o programa tem como objetivo assegurar o direito à alfabetização até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de promover a recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º, 4º e 5º anos, especialmente os que foram impactados pelos efeitos da pandemia de Covid-19. A certificação é dividida em três categorias: bronze, prata e ouro, sendo esta última destinada aos municípios que alcançam entre 110 e 150 pontos nos critérios avaliados.
Em 2025, Prudente obteve 127 pontos, um crescimento significativo em relação a 2024, quando o município havia conquistado 92 pontos.
A pontuação dos 4.728 municípios participantes considerou uma série de critérios, como a adesão formal ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, projetos para recomposição da aprendizagem, projetos para promoção da leitura literária, participação de gestores e docentes em formações, percentual de estudantes alfabetizados no 2º ano, entre outros.
Karina Gomes, secretária municipal de Educação, comenta que a conquista do Selo Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização é motivo de muito orgulho para o nosso município.
“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo quando falamos de educação pública de qualidade, especialmente na alfabetização das nossas crianças na idade adequada. Esse selo comprova que o município investe em políticas públicas eficazes, formação continuada dos professores, acompanhamento pedagógico, avaliação constante da aprendizagem e ações que colocam o estudante no centro do processo educativo. Alfabetizar bem é garantir que nossas crianças tenham mais autonomia, mais oportunidades e um futuro com mais possibilidades”, declarou a secretária.
O prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã parabenizou toda a equipe da Seduc pela conquista, que mostra a importância e o compromisso de todos os profissionais com a educação dos nossos alunos.
Fonte: Secretaria de Comunicação