Com a segunda etapa do novo sistema de transporte coletivo marcada para o dia 15 de março, algumas linhas vão ganhar nova nomenclatura. E aí já sabe: sempre tem alguém no ponto perguntando: “Motorista, esse ônibus passa pelo Centro?”. A boa notícia é que, entendendo o que está escrito no letreiro, o próprio passageiro consegue descobrir por onde o “busão” vai, antes mesmo de embarcar.

Os letreiros foram pensados para facilitar a vida do usuário. Cada letra e cada número têm um significado. Um exemplo é a linha A05CB - Parque Furquim, que começa a rodar a partir de 15 de março.

A primeira letra indica o terminal de origem. No caso, a letra A significa que o ônibus sai do Terminal 9 de Julho. Os números 05 identificam a linha. Já as letras C e B mostram os outros terminais por onde o veículo vai passar: C representa o Terminal Zona Leste e B, o Terminal Central. Logo à frente vem o nome da linha, que neste caso será Parque Furquim.

Ou seja, ao olhar o letreiro, é possível saber que esse ônibus sai do Terminal 9 de Julho e passa pelos terminais da Zona Leste e Central.

Outro exemplo é a linha D01J – Cremonezi. A letra D indica que o ônibus parte do Terminal Zona Norte. O número 01 identifica a linha, e a letra J mostra que ele passará pelo Terminal João Domingos. E o nome da linha Cremonezi.

É importante lembrar que as linhas que partem do Terminal J entram em operação apenas na última fase da mudança, no dia 29 de março.

Nesta segunda fase, que começa em 15 de março, entram em operação as linhas que partem dos terminais A (9 de Julho), B (Central), C (Zona Leste), D (Zona Norte), E (Zona Oeste) e G (Museu), passando por outros terminais ao longo do trajeto. As demais começam a funcionar na etapa final.

As linhas locais são identificadas pelas letras do alfabeto, de A até K, que também representam os terminais. Já as linhas expressas, aquelas que param somente nos terminais e estações, são identificadas pela letra X no início do letreiro.


Confira a identificação dos terminais:

 A – Terminal 9 de Julho

 B – Terminal Central

 C – Terminal Zona Leste

 D – Terminal Zona Norte

 E – Terminal Zona Oeste

 F – Terminal Zonal Sul

 G – Terminal Museu

 H – Terminal Ana Jacinta

 I – Terminal HR

 J – Terminal João Domingos

 K – Terminal Damha


Fonte: Secretaria de Comunicação