Com a chegada do fim de ano, o calor intenso do verão e as chuvas frequentes, típicas desta época, o cenário para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, se torna ainda mais propício. Quem vai viajar e permanecer dias fora de casa precisa redobrar os cuidados para evitar que o imóvel se torne um foco para a disseminação de doenças.
Antes de sair, a orientação é fazer uma vistoria completa no quintal e nas áreas externas, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água, como baldes, garrafas, pratos de plantas, pneus e lonas. Caixas-d’água devem estar sempre bem vedadas.
Outra medida importante é jogar detergente de cozinha nos ralos, vasos sanitários e calhas, locais onde a água parada pode passar despercebida. Também é fundamental manter os ralos tampados, limpar bandejas de geladeira e ar-condicionado e deixar o lixo sempre bem fechado.
A secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório, reforça que a prevenção começa dentro de casa. “A dengue é uma responsabilidade coletiva. Pequenas atitudes antes de viajar fazem toda a diferença para evitar novos focos do mosquito e proteger a própria família e os vizinhos”, destaca.
Em 2025, a dengue castigou Presidente Prudente, com 24 mortes registradas e mais de 29 mil casos confirmados, números que acendem um alerta para que a população mantenha os cuidados durante todo o período de verão, principalmente se for ficar fora de casa por muitos dias. “Antes de viajar dedique alguns minutos à prevenção, esse cuidado pode salvar vidas”, finalizou a secretária.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação