O Seminário “Ninguém Se Cala”, realizado no Auditório Juiz Amauri Mascaro Nascimento, no Fórum Trabalhista de São Paulo, contou com a participação de Presidente Prudente por meio da secretária municipal de Assistência Social, Ariane Jacinto.

O Pacto Ninguém Se Cala mobiliza bares, restaurantes, casas de shows, eventos e outros estabelecimentos a adotarem práticas de prevenção, acolhimento e encaminhamento de situações de violência contra a mulher. Representando o município, a secretária apresentou as ações que Prudente vem implementando para fortalecer o pacto.

“Nos eventos, como a ExpoPrudente, todos os trabalhadores passaram pelo treinamento para saber como agir caso fosse necessário. Todos receberam certificado do curso para atuar neste evento”, explicou a secretária.

Ela destacou ainda que bares, festas, estabelecimentos comerciais e diferentes secretarias municipais atuam de forma integrada, com coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Durante sua fala, Ariane relatou um caso ocorrido recentemente em um bar da cidade. “O ex-marido de uma mulher chegou ao local e a equipe estava preparada. Eles acionaram a polícia, o resgate e prestaram todo o auxílio a vítima que foi pega de surpresa pelo ex-companheiro”, contou.

As secretarias municipais também capacitaram seus servidores para disseminar as orientações do pacto e garantir que mais pessoas estejam aptas a prestar atendimento adequado.

Durante o evento, a corregedora do TRT-2, desembargadora Sueli Tomé da Ponte, apresentou o Programa Laços de Proteção. A iniciativa busca criar uma rede de acolhimento e orientação segura para mulheres que desejam romper o ciclo de violência doméstica e familiar.


Fonte: Secretaria de Comunicação