A Altran Tecnologia e Consultoria Brasileira S.A., empresa contratada pela prefeitura Municipal de Presidente Prudente, apresentou na tarde desta terça-feira (6/04), a primeira etapa do estudo sobre Drenagem Urbana no município. A apresentação aberta a toda população foi realizada no Anfiteatro I, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A empresa iniciou o trabalho em novembro do ano passado, sendo intensificado em fevereiro. No período, foram coletadas informações, com base no plano diretor da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan).

Segundo o secretário da Seplan Laércio Alcântara, a elaboração do plano de águas pluviais, é um trabalho inédito na cidade, que faz parte da preocupação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) em relação ao crescimento do município e as águas pluviais.

“O projeto será utilizado como ferramenta de planejamento e desenvolvimento, além de ser um instrumento de trabalho e orientação para a administração municipal”, ressalta.

De acordo com o diretor de Saneamento e Recursos Hídricos da Altran Marcio Tagliari, o plano orienta e integra os sistemas de água e esgoto do município. “O diagnóstico aponta os principais pontos de alagamento na cidade, como o Parque do Povo”, comenta.“Todas as medidas propostas serão discutidas junto a Seplan”, adianta Tagliari.

Conforme o coordenador técnico da Altran João Marcelo Lopes, o plano será efetivado em duas etapas, na primeira serão feitos os estudos sobre as 14 bacias urbanas do município. Na segunda etapa, será feito o detalhamento, que inclui a morfologia das bacias, em seguida, a execução do plano.

“A partir da pesquisa, serão criados os cenários do plano diretor, para mostrar a atual situação do município e como ele estará daqui a 25 anos com aplicação das medidas de contenção, que acompanham e planejam o crescimento habitacional”, explica. “Com base na coleta de dados, será feito um prognóstico e um diagnóstico, de como serão aplicadas as medidas estruturais e não-estruturais”, adianta.

O plano de águas pluviais deve ser concluído até outubro deste ano. Participaram do encontro funcionários da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan) e da Secretarias de Obras e Serviços Públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação