Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (03/02) na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, o secretário da pasta Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, esclareceu os motivos pelos quais o poder público municipal decidiu abrir o concurso público que pretende contratar 118 profissionais, entre médicos especialistas, farmacêuticos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, farmácia e odontologia, para atuarem na área. De acordo com o secretário, tratam-se de "três concursos em um só". É que segundo ele, serão três blocos, sendo dois processos seletivos – um para recomposição das equipes dos Programas Saúde da Família (PSFs) e o outro para a contratação de médicos plantonistas pediatras também nos PSFs – e um concurso público para complementação das equipes médicas existentes atualmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As inscrições começaram na segunda-feira (01/02) e seguem abertas até o próximo dia 17. Só podem ser feitas pela Internet, através do site da Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda. (Consesp Concursos), onde também já está disponível o edital para consulta. O endereço eletrônico é o seguinte: www.consesp.com.br. Ao todo, são 118 vagas, sendo 83 para os dois processos seletivos e 35 para complementação de equipes médicas nas UBSs. "Neste último caso, são 12 vagas para médicos clínicos geral, uma para ginecologista, uma para pediatra, seis para psiquiatras, cinco para farmacêuticos e 10 para auxiliares de farmácia", expõe.

Já para o concurso de complementação das equipes nos PSFS, acrescenta o secretário, das 83 vagas disponibilizadas, 38 são para pessoas que possuem o ensino médio completo, e 44 para quem tem ensino superior completo. Para quem só tem o ensino médio, podem concorrer aos cargos de auxiliares de enfermagem (19 vagas), de farmácia (9) e de odontologia (10). Para ensino superior completo, são oferecidos os cargos de dentista de PSF (10 vagas), enfermeiro de PSF (9), farmacêutico de PSF (9), médico de PSF (6) e médico plantonista pediatra de PSF (10 vagas).

De acordo com Andrade, a abertura do concurso é resultado da preocupação que o prefeito Milton Carlos de Mello 'Tupã' (PTB) e o vice-prefeito Marcos Vinha (PT) têm, em aumentar o número de profissionais atuantes nos Pronto-Atendimentos, UBSs e PSFs. "Somente na área da pediatria, temos 35 períodos descobertos nos quatro Pronto-Atendimentos [24 horas do Ana Jacinta, Guanabara, Santana e Cedral]. Só para exemplificar: entre 14 e 15 mil consultas são realizadas mensalmente no PA do Ana Jacinta, sendo que deste total, cerca de 30%, ou seja, aproximadamente cinco mil consultas, se referem à pediatria. O concurso prevê a contratação de 10 pediatras, número suficiente para completar esses períodos que estão desfalcados há uns seis, sete meses", acrescenta.

O chefe da Saúde ressaltou que tal situação ocorre, porque falta interesse por parte destes especialistas médicos em atuar nestes locais. "O número de pediatras está reduzido. Os profissionais estão fugindo da área justamente pelos seus riscos. Mas acreditamos que com o término das residências médicas agora no início ano, teremos profissionais interessados no concurso. Mais, inclusive, do que aquele realizado ano passado", encerrou, acrescentando que após a realização do concurso, a convocação dos aprovados será "imediata".

As provas referentes aos processos seletivos de recomposição de equipes e contratação de médicos plantonistas nos PSFs será no dia 28 de fevereiro, a partir das 8h. Já o concurso público que prevê a complementação de equipes médicas em UBSs será no dia 21 de março, também às 8h. Em ambos os casos os locais de provas serão divulgados posteriormente.

Fonte: Assessoria de Comunicação