O monumento alusivo aos desbravadores de Presidente Prudente - Coronel Francisco de Paula Goulart e José Soares Marcondes – ainda não foi entregue oficialmente, mas já chama a atenção de quem passa pelo Parque do Povo, nas proximidades da Fundação Mirim.
Com quase 9 metros de altura, a estrutura é o principal atrativo da Praça do Centenário, obra assinada pelo arquiteto Maurício Fernandes. O prefeito Nelson Bugalho, o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Rodnei Rena Rodrigues, e o Assessor Especial Vanderlei Teodoro, visitaram o local nesta quinta-feira (25/01), para conferir o andamento dos trabalhos.
De acordo com Nei Rena, a construção da praça foi prejudicada pelas chuvas que atingiram a cidade entre dezembro e as primeiras semanas de janeiro, que danificaram parte das obras de calçamento. Apesar dos atrasos, a empreitada já está em sua fase final.
A Praça do Centenário tem uma área total de 32 mil metros quadrados. O solo terá uma representação do mapa de Presidente Prudente, com destaque para a localização dos distritos e da rodovia Raimundo Maiolini, além dos rios Mandaguari, Santo Anastácio e Rio do Peixe, que cruzam ou margeiam o território prudentino.
Ainda haverá em alto relevo no solo a “Rosa dos Ventos”, que representa a posição da Praça em relação aos pontos cardeais.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação