“O que está acontecendo é fruto do trabalho de vocês. A estrutura física temos procurado oferecer, mas não somos nós que atendemos a população. O bom atendimento é resultado do trabalho de vocês e hoje estamos aqui para em nome da população dizer muito obrigado a todos”. Foram com essas palavras que o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ entregou o certificado do Prêmio ‘Brasil Sorridente’ para cirurgiã dentista da Rede Municipal, Adriana Medina, que recebeu a certificação em nome de todos os profissionais da área da saúde bucal. O documento classifica Presidente Prudente como a melhor cidade do Estado de São Paulo com sistema de odontologia pública na categoria de municípios que têm entre 50.001 a 300 mil habitantes.
Durante a solenidade realizada no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Prudente (Ceforppe), em homenagem aos mais de 150 profissionais da Rede Municipal de Saúde que marcaram presença no ato, entre cirurgiões dentistas e auxiliares, o chefe do Executivo disse estar muito contente com a classificação alcançada e que o evento, bem como os investimentos na saúde bucal, são formas de retribuir o que os dentistas fazem pela população.
Segundo o prefeito, quando assumiu o cargo de Executivo pela primeira vez, em 2009, a intenção da Administração Pública era de dar locais dignos para que os cirurgiões dentistas e os auxiliares pudessem atender bem a população. “Entretanto, não adianta o homem público ter a vontade de investir se não houver união”, disse, enaltecendo o trabalho realizado pelos profissionais da área de saúde bucal.
Ao fazer uso da palavra, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Claudio Yukio Miyake, disse que nada acontece por acaso e que Prudente alcançou a premiação pelo fruto do trabalho de vários anos e “muitas mãos”. “Depende muito do gestor, pois se não houver vontade política é muito difícil à saúde bucal ser reconhecida e ganhar destaque. O serviço de odontologia precisa ter estrutura e vemos que em Prudente há investimentos em estrutura, equipamentos e instrumentos. Prudente tem um dos melhores índices oficiais em saúde bucal do Brasil”, destacou.
Miyake afirmou que “cuidar da saúde” não é fácil. No entanto, ele ressaltou que em Prudente a Administração Pública “dá importância à saúde bucal”. Ele complementou dizendo ainda que para uma cidade alcançar a primeira colocação do Prêmio ‘Brasil Sorridente’ são mais de 20 itens analisados e que a categoria de municípios que têm entre 50.001 e 300 mil habitantes é uma das mais concorridas. “O resultado da comemoração de hoje é pelo fato de vários componentes contribuírem para qualidade da saúde bucal dos munícipes. E quem está de parabéns é a população por ter uma saúde bucal de primeiro mundo”, elogiou.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, falou que o Prêmio ‘Brasil Sorridente’ é o coroamento de um trabalho realizado há cinco anos e meio. “Os reconhecimentos adquiridos por Prudente [disse referindo-se também aos demais índices alcançados] são os trabalhos que estão aparecendo agora e que até o final do mandato [em 2016] vão aparecer ainda mais. Em outubro [dia 20] tem a cumprimentação nacional do prêmio e temos grandes chances. Se não ganharmos, já estamos felizes e só temos a agradecer aos dentistas e auxiliares”, frisou.
Ainda na solenidade, o coordenador de Saúde Bucal de Prudente, o cirurgião dentista Edson Calixto, pontuou diversos investimentos que fizeram com que o município alcançasse o Prêmio ‘Brasil Sorridente’. De acordo com ele, em 2009 a cidade contava apenas com um aparelho de Raio-x Odontológico, já hoje conta com 20; agora todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) têm equipamentos odontológicos completos, novos e de qualidade, bem como têm equipes, já que as mesmas foram repostas através de concurso público. Além dessas, ele citou inúmeras melhorias.
Para finalizar, Calixto salientou que o índice de CPO-D (Dentes Cariados, Perdidos e Obturados) de Prudente são “invejáveis” e muito abaixo da média nacional, o que, segundo ele, “representa honra para o município”. “Entre os inúmeros índices, investimentos e melhorias, se estamos aqui hoje devemos isso ao voto de confiança do prefeito e do secretário, bem como ao trabalho de todos os profissionais da área de odontologia”, concluiu, reconhecendo.
A solenidade contou ainda com a presença do delegado do Conselho de Odontologia, Floriano Ielo, bem como das autoridades municipais citadas, cirurgiões dentistas e auxiliares da Rede Municipal de Saúde.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação