Com o objetivo de orientar os motoristas em relação aos cuidados com o trânsito neste período do carnaval, as equipes da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) de Presidente Prudente em parceria com a Polícia Militar, Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) promoveram durante a manhã desta quinta-feira (7/02) o ‘Trote do Bem’. A ação conjunta resultou na blitz educativa realizada das 7h às 10h na rotatória da Avenida Coronel José Soares Marcondes, no Parque do Povo. A iniciativa contou com o apoio do Departamento de Educação no Trânsito da Semav que disponibilizou os agentes de trânsito para auxiliar a abordagem dos motoristas, além da entrega dos panfletos e do manual com os 10 Mandamentos do Trânsito Seguro.

De acordo com o responsável pelo Departamento de Trânsito da Semav, Renato Gouvea de Jesus, o trabalho faz parte do ‘Trote do Bem’, que visa transformar o tradicional trote dos veteranos numa ação sócio-educativa. A iniciativa contou com a participação de cerca de 60 calouros da Faculdade de Medicina da Unoeste. “A partir desta ideia os estudantes foram às ruas com o intuito de conscientizar a população neste período de carnaval, visto que o consumo de álcool aumenta consideravelmente nesta época de festas e conseqüentemente o número de acidentes e ocorrências de trânsito relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas também”, explica.

Conforme Gouvea, as ações de conscientização dos motoristas serão intensificadas pela Semav durante o ano visando mostrar a população à importância de respeitar às leis de trânsito. Segundo Gouvea, o trote do bem tem como objetivo alertar a população em relação aos perigos de beber e dirigir. “A intenção é propor a conscientização dos motoristas com a atitude positiva dos acadêmicos através da lição de cidadania”, comenta. Segundo ele, através da abordagem dos motoristas no semáforo os estudantes aproveitaram para lembrar sobre os cuidados no trânsito e a evitar combinações perigosa que é ingerir álcool e dirigir.

Para a estudante de Karla Kato, 17 anos, o trabalho de conscientização dos motoristas é importante especialmente neste período de carnaval, que é comum aumentar o número de acidentes no trânsito, já que as pessoas esquecem de respeitar as leis de trânsito ao ingerir bebidas alcoólicas e cometem infrações perigosas colocando em risco a vida de muitas pessoas. “Trata-se de um trote mais saudável e menos agressivo para os estudantes, além de promover um trabalho importante de preservação da vida”, revela a estudante. Segundo ela, o trabalho voluntário de entregar os panfletos educativos, é mais interessante do que pedir dinheiro para os motoristas, além isso, deve gerar frutos positivos ao diminuir o número de acidentes no trânsito.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação