Nesta quarta-feira (19/09), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), de Presidente Prudente, por meio da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, realiza o ‘Bate-papo Cultural’, a partir das 17h, com os convidados Edelton Gloeden e Adélia Issa. O evento que será sediado no Auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo, é aberto a toda população. No entanto, conforme a coordenadora da escola de artes, Maria Claudia Chizzolini, os alunos que estudam música erudita, bem como os participantes do Projeto Guri, irão participar.

De acordo com ela, a intenção é promover um bate-papo descontraído para motivar os alunos que estão no segmento, e mostrar aos mesmos os objetivos a serem alcançados. “Sabemos que o caminho é longo, mas queremos que os alunos se espelhem nos bons profissionais e continuem empenhados diante a música erudita”, comenta, para em seguida acrescentar que os artistas ainda devem se apresentar em uma cidade da região.“Para nós é uma honra terem aceitado o convite. É um evento único, faz tempo que não temos nada parecido no município”, completa.

A atividade é uma oportunidade para os interessados em conhecer a música erudita brasileira atual, tirar dúvidas e escutar um pouco do trabalho dos músicos. Edelton Gloeden é doutor em artes pela Universidade de São Paulo (USP), onde é professor no Departamento de Música. É também um dos violonistas brasileiros de mais destaque na atualidade. Ele tem atuado em recitais solo, com grupos e em concertos com orquestras por todo país, além dos Estados Unidos e Europa.

Adélia Issa, também tem percorrido todo Brasil, Estados Unidos e Europa, através de sua participação em recitais, concertos sinfônicos e em óperas sob a regência de diversos maestros de renome. Dentre suas atuações mais importantes, aparece a ópera ‘Um Ballo in Maschera de Verdi’, ao lado do tenor Carlo Bergonzi e Carmem de Bizet, com Plácido Domingo. A soprano é conhecida internacionalmente por suas interpretações de obras de Villa-Lobos e Mozart, como a personagem Donna Anna, da ópera Don Giovanni. Periodicamente, Adélia canta em recitais acompanhada pelo violonista Edelton.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação