Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor lembrado nesta última quinta-feira 15 de março, o Serviço de Proteção do Consumidor – Procon realizou na tarde desta sexta-feira (16/03) uma palestra sobre o tema ‘Direito do Consumidor na Melhor Idade’ voltado para o público da terceira idade. O tema foi apresentado pelo coordenador regional da Fundação Procon, Ricardo Vieira da Silva. A palestra recebeu cerca de 80 pessoas que foram orientadas sobre diversos assuntos. Dentre os principais temas abordados aparece à questão dos empréstimos e cartões de crédito consignados para aposentados e pensionistas.

Conforme a coordenadora executiva do Procon, Ana Paula Atayde Setti, o principal objetivo do evento é de levar a informação para a melhor idade tendo em vista que o maior número de reclamações registradas no Procon é em relação a empréstimo consignado para aposentados, que muitas vezes assinam os contratos por falta de informação. A população que recebeu as orientações aprovou a palestra. A aposentada Leonora Palmeira, 66 anos, ressaltou que é importante receber as orientações para estar atenta no dia a dia em relação às armadilhas dos empréstimos para não entrar em dividas.

De acordo com a coordenadora executiva do Procon, a conscientização dos idosos é importante para que eles possam compreender os riscos dos empréstimos. Segundo ela, foram encaminhados mais de mil convites para que os aposentados do Sistema de Previdência Municipal (Prudenprev) pudessem acompanhar a palestra. A coordenadora executiva do Procon ressalta que a intenção é reverter à situação já que o maior número de reclamações registradas no Procon é referente a Assuntos Financeiros’ que engloba ocorrências sobre cartões de crédito; conta corrente e empréstimo consignado para aposentados.

Na ocasião, os participantes receberam um informativo para esclarecer as principais dúvidas em relação aos direitos do consumidor. As atividades alusivas ao Dia Internacional do Consumidor foram realizadas em parceria com a 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira dos Consumidores e Mutuários (Abcom).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação