Inaugurada no último sábado (28/01) em Presidente Prudente, a loja de departamentos Havan tem atraído não apenas consumidores prudentinos, mas como também moradores e clientela da região. Pelo menos é o que já constata a gerência da unidade. De acordo com o gerente Sandoval Moacir Pinto, o estacionamento com capacidade para 200 vagas, tem ficado lotado todo dia. E o que mais chama a atenção, ainda de acordo com ele, é a quantidade de placas distintas verificadas nos veículos. “Nossos fiscais tem observado placas de automóveis de várias cidades, Regente Feijó, Presidente Bernardes, Álvares Machado, Martinópolis, Santo Anastácio, dentre outras. Isso é a prova de que nossas expectativas estão sendo superadas dentro do planejamento de expansão da rede”, adianta. O deputado estadual Ed Thomas (PSB) não tem dúvidas: todo esse sucesso que contribuí de forma significativa para a economia local é reflexo da desburocratização viabilizada pelo poder público municipal no que diz respeito ao trabalho de facilitar a vinda de empreendimentos de fora para cá.
“É muito gratificante saber que a abertura dessa filial foi proporcionada não apenas pela rede que investiu aqui [cerca de R$ 15 milhões], mas também pela Prefeitura. Pelo prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello – PTB] que tem dialogado com todos os setores da cidade e todas as lideranças política da região. Uma administração que tem feito de Prudente uma cidade aberta, atraindo novos investimentos. Prudente, por exemplo, é a cidade do interior que mais cresceu nos últimos anos, sem contar que estamos bem classificados nacionalmente com relação à qualidade de vida. Além disso tudo, eu considero a desburocratização como fator decisivo para que a Havan escolhesse-nos para sermos a porta de entrada da rede no Estado [de São Paulo]”, opina o parlamentar.
O gerente da loja lembra que somente no último fim de semana, cerca de 90 mil pessoas visitaram suas instalações, sendo cerca de 50 mil somente no sábado, e aproximadamente 40 mil no domingo. Ainda segundo Sandoval, a loja que tem atendido todos os dias, das 10h às 22h, atraiu na última segunda-feira (30/01) em torno de 25 mil visitantes. Já ontem (31/01), entre 19 mil e 20 mil pessoas circularam pelo local para conhecerem a variedade dos mais de 100 mil itens de produtos disponibilizados nos setores de moda, bazar, cama/mesa/banho, brinquedos, eletroeletrônicos, camping, tapetes/decoração, utilidades para o lar, material escolar, entre outros. “Hoje ainda não dá para medirmos nosso público, mas fato é que o fluxo maior acaba sendo nos períodos da tarde e noite, mesmo porque pela manhã abrimos às 10h”, completa.
Para o deputado, que acompanhado do prefeito Tupã e do vice-prefeito Marcos Vinha (PT), esteve conhecendo as instalações da empresa na semana passada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), que tem à frente o secretário Aristeu Penalva, também teve papel importante e fundamental para que a empreitada fosse viabilidade. Afinal, numa parceria com a loja colaborou no recrutamento dos profissionais que inclusive já trabalham com carteira assinada.
“A empregabilidade também é um outro fator importante. Vários empregos diretos e indiretos foram gerados. Isso graças ao diálogo aberto do município com empreendimentos vindos de fora, o que não era comum no passado. A Havan veio para contribuir com a região. Não está interessada apenas aos mais de 200 mil habitantes de Prudente, mas nos mais de um milhão que compõem nossos mais de 50 municípios. Foi assim também com o Walmart, Makro, Assaí e Muffato Max”, termina.
Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, além de Prudente, as cidades de Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília e Bauru também receberão filiais Havan. A rede estuda outros mercados no interior paulista e expansão ainda este ano nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde já confirmou endereços nas duas capitais. A expectativa do grupo é chegar a 50 filiais até o final deste ano.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação