Cerca de 70 educadores da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente estiveram reunidos na noite de ontem (29/09), no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação (Ceforppe), para o início do curso que apresenta aos educadores o Método Sociolingüístico de Educação, que visa o desenvolvimento da alfabetização. O projeto foi idealizado pela doutora em Letras e coordenadora do curso de Pedagogia da FCT/Unesp, Onaide Schwartz Mendonça, e desde o início de 2011 vem sendo desenvolvido em duas Escolas Municipais, sendo elas a José Carlos João e a Profª Vilma Alvarez.
A apresentação do método aos professores foi acompanhada pela secretária de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, que cumprimentou os participantes e salientou o esforço para aprimorar o conhecimento e aprender novas técnicas de alfabetização. "Esse método não será imposto. Agradeço imensamente o envolvimento espontâneo dos profissionais que se dispuseram a fazer esse curso. Esse aceitamento de vocês vem ao encontro com a missão que nós educadores temos que é possibilitar aos alunos o exercício pleno da cidadania. Isso só é possível a quem sabe ler e escrever efetivamente. Os resultados comprovam que o método é eficaz não só na alfabetização no primeiro ano como na recuperação de alunos com lapsos de alfabetização em outras séries".
Para introduzir o método sociolingüístico, Schwartz exibiu um vídeo produzido pela TV Cultura e disponível na site da Univesp TV, Programa da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que acompanhou o andamento das aulas na escola José Carlos João. Esta nova alternativa no processo de ler e escrever é fundamental para o avanço da qualidade do ensino, como explica Onaide. “Qualquer material que mostre os indicadores de educação apontam que ler e escrever são a base para uma educação de qualidade,e é este o foco desse projeto. Em cinco meses de trabalhos nas duas escolas, já vemos que praticamente todos os alunos sabem ler e escrever”, argumenta a professora.
O novo método sociolinguístico, que se baseia nas teorias do educador brasileiro Paulo Freire, tem como ponto de partida o uso da palavra geradora. Através da escolha de uma palavra do vocabulário das crianças, o professor pode dar início a uma série de processos que estimulam a criança a codificar, analisar e sintetizar as informações. “Esta palavra tem que ser de conhecimento da criança, que tenha significado em sua vida. Além disso, deve envolver a criança em questões relevantes, como preservação do meio ambiente e trânsito, por exemplo”, diz.
Compareceram ao Ceforppe ainda a diretora de ensino fundamental, Roseli Furlan, a coordenadora de gestão pedagógica, Vanda Gianotti de Oste, as supervisoras de ensino Mara Suzete Cabral do Amaral e Maria Helena Vitorino, a coordenadora pedagógica Cíntia Teixeira Mendes, além da secretária adjunta de Educação, Sônia Pelegrini.
O curso que apresenta o novo método de alfabetização terá duração 40 horas, em encontros semanais, sempre às quintas-feiras no Ceforppe. O vídeo gravado pela Univesp TV está disponível no link seguinte http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40133. (Colaboração – Iury Greghi)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação