Uma solenidade reuniu 800 jovens do Tiro de Guerra na manhã desta segunda-feira (04) no ginásio de esportes do Tênis Clube para entrega dos Certificados de Dispensa do Alistamento Militar. A cerimônia foi presidida pelo 2º Tenente do Exercito e delegado do Serviço da Junta Militar, José Roberto Gomes de Mattos, e contou com a participação do presidente da Junta do Serviço Militar e prefeito de Presidente Prudente, Carlos Roberto Biancardi, além dos sargentos do Tiro de Guerra e diversas autoridades.
O ato seguiu um roteiro com entrada da bandeira e dos atiradores ao som do Hino da Bandeira. Todos os jovens dispensados, chamados de compromitentes, cantaram o Hino Nacional. Na seqüência iniciou o protocolo de dispensa começando com o juramento de “Servir à Pátria em qualquer situação, mesmo sem a farda”.
A solenidade de dispensa é realizada todos os anos após o período de alistamento, uma obrigação de todos os jovens quando completam 18 anos de idade. Conforme o tenente Mattos, muitos são dispensados porque estudam foram ou porque tem outras atividades, mas a maioria é por excesso de contingente.
Assessoria de Imprensa
Aparecido José